Depois do impressionante Xperia 1 III, não se esperava que a Sony fizesse mais nenhum anúncio importante sobre smartphones este ano, mas a empresa nos pegou de surpresa com o lançamento do novo Xperia Pro-I (pronuncia-se “Pro eye”). O “I” significa “imagem”.
O novo smartphone é o sucessor do Xperia Pro que foi lançado no início de 2020 antes de finalmente chegar aos EUA este ano. Como aquele smartphone, o novo Xperia Pro-I é focado na criatividade, mas ao contrário dele, ele não vai depender de uma câmera cara separada para fazer o trabalho.
O Xperia Pro-I possui um grande sensor de câmera principal de 1 polegada, combinando com o Sharp Aquos A6 para o maior sensor de câmera em um smartphone moderno. Ele usa o mesmo sensor da câmera amada câmera de vlogueiros Sony RX100 e tem uma resolução de 12MP com uma abertura variável de f/2.0 até f/4.0 para fornecer captura de luz ideal em diferentes cenários, característica até então exclusiva da Samsung durante anos com a linha S, que abandonou recentemente.
A Sony destaca o benefício de um sensor tão grande, que o torna ideal para capturar mais luz para fotos e capturar vídeos melhores com profundidade mais natural. Como as ofertas carro-chefe recentes da Sony, há uma ênfase na captura de vídeo, e a Sony deseja atingir os vloggers com esse dispositivo.
Para fazer isso, a empresa está lançando um novo acessório interessante que transformará o Xperia Pro-I para oferecer a você algo semelhante a uma câmera de vlog dedicada. A adição mais notável é o novo Monitor de Vlog, uma tela secundária que se conecta à parte de trás do telefone. Com isso, você pode capturar vídeo de si mesmo com o sensor de 1 polegada enquanto se mantém enquadrado.
O Vlog Monitor possui um display HD de 3,5 polegadas que é conectado através da porta USB-C. O monitor inclui um conector de 3,5 mm para um microfone externo e é compatível com o punho de gravação VCT-SGR1 existente da Sony para fácil controle.
A Sony também anunciou seu mais recente aplicativo profissional, Videography Pro, juntando-se aos aplicativos Photography Pro e Cinematography Pro para uma experiência de fotografia mais manual. Parece muito com o último aplicativo, embora seja voltado para blogueiros e jornalistas com um botão automático dedicado para disparos rápidos, permitindo que os usuários assumam o controle a qualquer momento.
Outras especificações incluem uma câmera ultra angular de 12 MP e uma lente telefoto de 12 MP. Infelizmente, você não encontrará telefoto variável como no Xperia 1 III. No entanto, você encontrará a mesma tela 4K de 6,5 polegadas com uma taxa de atualização de 120Hz.
O dispositivo é equipado c0m o processador Snapdragon 888 ,12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno. Ele ainda é compatível com 5G sub-6, mas não tem suporte para mmWave e, para manter tudo ligado, há uma bateria de 4.500 mAh.
No que diz respeito a preço e disponibilidade, o Xperia Pro-I, como seu antecessor, não será barato. O smartphone custará US $ 1.800 (cerca de R$ 10.035), que é mais que o Samsung Galaxy Z Fold 3, e a tela secundária custará US $ 200. Os pré-pedidos começam em 28 de outubro e o dispositivo será enviado em 10 de dezembro.