O TikTok aparentemente está entrando com um processo federal contra o governo Trump nessa terça-feira (11 de agosto de 2020). O processo chega depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, aprovou uma ordem executiva proibindo o aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos nos EUA.
- Microsoft confirma que negociações estão em andamento para comprar o TikTok
- Como compartilhar vídeos do TikTok no WhatsApp
- Como ganhar dinheiro com o TikTok? Guia completo para iniciantes
A ação está sendo movida no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul da Califórnia, onde as operações americanas da TikTok estão localizadas. Uma pessoa próxima ao assunto revelou esta informação que foi noticiada pela mídia americana e South China Morning Post. Supostamente, TikTok argumentará que as ações do presidente são “inconstitucionais porque não deram à empresa uma chance de responder e que a justificativa de segurança nacional do governo dos EUA para a ordem é infundada”.
A plataforma de mídia social de propriedade da ByteDance expressou sua surpresa na sexta-feira em seu blog e está buscando todas e quaisquer opções possíveis no momento, incluindo ir aos tribunais dos Estados Unidos. Curiosamente, também houve conversas sobre o Twitter e a TikTok considerando uma possível fusão, de acordo com um relatório anterior. Embora, ainda não esteja claro se o Twitter realmente buscará um acordo para adquirir as operações da TikTok nos Estados Unidos.
- TikTok pode ser proibido nos EUA a qualquer momento
- TikTok vai lançar rede social de fotos para acabar com Instagram
- TikTok será investigado na UE por descumprir legislação
Trump também assinou recentemente uma ordem executiva que impediria residentes e empresas dos EUA de fazer negócios com o aplicativo WeChat da TikTok e da Tencent Holding. Todos os movimentos recentes têm como objetivo aumentar as etapas e uma campanha contra a China, pouco antes das eleições de novembro de 2020. No entanto, isso também deixaria milhões de usuários americanos do TikTok chateados, especialmente aqueles que construíram carreiras na plataforma.