Vacina Johnson & Johnson continua suspensa nos EUA

Vacina que já foi aprovada no Brasil, pode estar ligada a alguns raros casos de coágulos, ela está suspensa enquanto analisam os dados.
Avatar de André Luiz
15/04/2021 às 11:40 | Atualizado há 3 anos
vacina Johnson & Johnson

O uso da vacina Johnson & Johnson contra o COVID-19 permanece pausado nos Estados Unidos à medida que as autoridades coletam mais informações sobre os raros coágulos relatados em seis pessoas que receberam a injeção. Um comitê consultivo independente dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças disse que ainda não tinha informações suficientes para dizer quais grupos poderiam estar em risco de coágulos ou para recomendar quem deveria tomar essa vacina.

“Acho que não temos informações suficientes hoje”, disse Grace Lee, diretora médica associada para a prática de inovação no Hospital Infantil Lucile Packard, na Califórnia, durante a reunião do comitê na quarta-feira. O grupo se reunirá o mais rápido possível – provavelmente na próxima semana – depois de coletar mais dados e avaliar essas informações.

A Food and Drug Administration (FDA) e o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) recomendaram na manhã da última terça-feira que os EUA pausassem o uso da vacina Johnson & Johnson à luz de seis relatos de coágulos sanguíneos incomuns em pessoas que receberam a vacina. Embora não haja relação comprovada entre os coágulos e a vacina, e os eventos provavelmente sejam raros, as agências queriam tempo para investigar os relatórios e dar aos médicos informações sobre como tratar a doença. As agências disseram na terça-feira que esperavam resolver a pausa o mais rápido possível.

Comunidades carentes nos EUA são as mais afetadas por uma pausa da Johnson & Johnson. A vacina fácil de armazenar e uma dose estava sendo usada para idosos em suas casas, em clínicas em áreas rurais e para moradores de rua. “Esta vacina feita para não exigir o armazenamento em baixas temperaturas é uma perda significativa”, disse Camille Kotton, diretora clínica de transplantes e doenças infecciosas imunocomprometidas do Hospital Geral de Massachusetts. Esse grupo, porém, pode ter mais desafios para obter tratamento para um coágulo se eles desenvolverem um, observou Helen Talbot, professora associada de medicina na Universidade Vanderbilt.

O CDC recebeu os seis relatórios entre 19 de março e 12 de abril através do Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS). Extraordinariamente, todos os seis pacientes tinham trombose súmula venosa cerebral (um tipo de coágulo sanguíneo no cérebro) em combinação com baixos níveis de plaquetas, um tipo de célula sanguínea envolvida na coagulação.

O CDC estava de olho nos relatos desses coágulos devido aos problemas vistos com a vacina AstraZeneca  na Europa e no Reino Unido, disse Tom Shimabukuro, membro da Força-Tarefa de Vacinas COVID-19 do CDC, durante a reunião do comitê. “Este é um exemplo realmente bom de quão robusto é o sistema de monitoramento de segurança de vacinas dos EUA e como, neste caso, durante um programa nacional de vacinação em massa em larga escala, o sistema funcionou em várias funções exatamente como planejado”, disse ele.

Vacina Johnson & Johnson está aprovada no Brasil e exige dose única

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou no fim do mês passado o uso emergencial da vacina contra a covid-19 produzida pela empresa belga Janssen, controlada pela Johnson & Johnson.

De acordo com o Ministério da Saúde, já há 38 milhões de doses desta vacina contratadas — 16,9 milhões devem ser disponibilizadas entre julho e setembro, e outras 21,1 milhões entre outubro e dezembro de 2021.

A vacina da Johnson & Johnson é vista no mundo inteiro como a principal para frear o avanço da pandemia. O motivo são dois: ela não exige armazenamento em temperaturas muito baixas, tornando mais fácil o armazenamento; e é uma vacina de dose única, ou seja, diminui pela metade o tempo de imunização.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ