Windows 11 está recebendo melhorias na taxa de atualização de vários monitores

Windows 11 recebe atualização para ajuste automático de taxa de atualização em monitores de alta frequência, melhorando consumo de energia e experiência multitarefa
Avatar de André Luiz
31/07/2023 às 10:33 | Atualizado há 10 meses
Windows 11 está recebendo melhorias na taxa de atualização de vários monitores 1

A Microsoft está trabalhando para tornar o uso de múltiplos monitores com alta taxa de atualização no Windows 11 mais prático. A empresa de software está testando uma atualização que ajusta automaticamente as taxas de atualização em vários monitores, dependendo do conteúdo exibido. Isso pode resultar em melhorias no consumo de energia e na frequência com que as ventoinhas de GPUs são acionadas.

“Melhoramos a lógica de taxa de atualização para permitir diferentes taxas de atualização em diferentes monitores, dependendo da taxa de atualização de cada monitor e do conteúdo exibido na tela”, explica a Microsoft em um blog do Windows Insider da semana passada, detectado pelo Neowin. “Isso ajudará especialmente em tarefas de multitarefa dependentes da taxa de atualização, como jogar um jogo e assistir a um vídeo ao mesmo tempo”.

Para os usuários que possuem vários monitores com suporte a altas taxas de atualização, executá-los em seu potencial máximo geralmente significa um aumento no consumo de energia da GPU. As placas Nvidia RTX 30 e 40 da série Founders Edition possuem um modo zero RPM, que mantém as ventoinhas em zero mesmo ao assistir vídeos em um único monitor. No entanto, a adição de um segundo monitor de alta taxa de atualização pode desativar esse modo.

A nova adição da Microsoft deve permitir que estas GPUs específicas mantenham o modo de zero RPM, ajustando as taxas de atualização para diferentes monitores com base no conteúdo utilizado ou exibido.

Atualmente, a solução temporária para manter o modo zero RPM com vários monitores é reduzir manualmente a taxa de atualização do monitor secundário.

As versões de teste mais recentes do Windows 11 também apresentam melhorias no Dynamic Refresh Rate (DRR) para laptops. Se o modo economizador de bateria estiver ativado, o Windows 11 reduzirá a taxa de atualização do monitor do laptop até que o modo economizador de bateria seja desativado.

A Microsoft está atualmente testando essas melhorias de taxa de atualização nas versões de teste do Windows 11, e elas devem estar disponíveis para todos os usuários do Windows 11 nos próximos meses.

Via TheVerge

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ