A Microsoft está trabalhando para tornar o uso de múltiplos monitores com alta taxa de atualização no Windows 11 mais prático. A empresa de software está testando uma atualização que ajusta automaticamente as taxas de atualização em vários monitores, dependendo do conteúdo exibido. Isso pode resultar em melhorias no consumo de energia e na frequência com que as ventoinhas de GPUs são acionadas.
“Melhoramos a lógica de taxa de atualização para permitir diferentes taxas de atualização em diferentes monitores, dependendo da taxa de atualização de cada monitor e do conteúdo exibido na tela”, explica a Microsoft em um blog do Windows Insider da semana passada, detectado pelo Neowin. “Isso ajudará especialmente em tarefas de multitarefa dependentes da taxa de atualização, como jogar um jogo e assistir a um vídeo ao mesmo tempo”.
Para os usuários que possuem vários monitores com suporte a altas taxas de atualização, executá-los em seu potencial máximo geralmente significa um aumento no consumo de energia da GPU. As placas Nvidia RTX 30 e 40 da série Founders Edition possuem um modo zero RPM, que mantém as ventoinhas em zero mesmo ao assistir vídeos em um único monitor. No entanto, a adição de um segundo monitor de alta taxa de atualização pode desativar esse modo.
A nova adição da Microsoft deve permitir que estas GPUs específicas mantenham o modo de zero RPM, ajustando as taxas de atualização para diferentes monitores com base no conteúdo utilizado ou exibido.
Atualmente, a solução temporária para manter o modo zero RPM com vários monitores é reduzir manualmente a taxa de atualização do monitor secundário.
As versões de teste mais recentes do Windows 11 também apresentam melhorias no Dynamic Refresh Rate (DRR) para laptops. Se o modo economizador de bateria estiver ativado, o Windows 11 reduzirá a taxa de atualização do monitor do laptop até que o modo economizador de bateria seja desativado.
A Microsoft está atualmente testando essas melhorias de taxa de atualização nas versões de teste do Windows 11, e elas devem estar disponíveis para todos os usuários do Windows 11 nos próximos meses.
Via TheVerge