A Microsoft acabou de anunciar hoje (24) oficialmente o nome para o próximo lançamento do Windows: o Windows 11. Após meses de vazamentos, sugestões do número 11 e um vazamento gigante, o novo sistema operacional da Microsoft é oficial. O grande foco para o Windows 11 é uma simplificação da interface de usuário do Windows, uma nova loja do Windows e melhorias no desempenho e multitarefa.
Novo menu iniciar e barra de tarefas mais moderna
O Windows 11 inclui um novo menu Iniciar e um botão Iniciar atualizado que estão centrados na barra de tarefas, ao estilo macOS. Esta interface do usuário é muito semelhante ao que vimos pela primeira vez no Windows 10X, um projeto originalmente planejado para dispositivos de tela dupla que a Microsoft cancelou. Muito do trabalho de interface do usuário que entrou no Windows 10X está aparecendo no Windows 11.
O novo menu Iniciar abandonou os famigerados Live Tiles que foram originalmente introduzidos com o Windows 8 e opta por um launcher mais comum, típico que você encontraria no Chrome OS ou Android. Existem aplicativos, documentos recentes e uma interface de pesquisa separada. Grande parte da aparência centrada é claramente influenciada pelo macOS e chrome OS, e o Windows 11 também inclui os cantos arredondados que vimos tanto no Android quanto no iOS.
O chefe do Windows, Panos Panay, diz que “a equipe tem obsessão por cada detalhe”. O Windows 11 também incluirá modos escuros e claros atualizados, que parecem muito melhores do que o que vimos no Windows hoje.
Há também algo que a Microsoft está chamando de layouts snap, que permitem que você rapidamente inicialize aplicativos nos vários modos que o Windows 11 suporta. Esta nova versão do Windows 11 também lembrará onde seus aplicativos estão armazenados, graças a algo chamado layouts do Snap Group.
Leia também:
Parece uma maneira útil de suportar vários monitores e garantir que os aplicativos sempre abram na tela correta. Isso é particularmente útil se você estiver usando um laptop ligado a um monitor, ou uma máquina de desktop tradicional com vários monitores.
O desempenho também é um grande foco para o Windows 11. As atualizações do Windows são 40% menores e mais eficientes, pois agora acontecem em segundo plano. Espero que isso signifique que o Windows 11 não o perturbe no meio do trabalho.
A Microsoft também está integrando o Microsoft Teams diretamente ao Windows 11, tanto para consumidores quanto para usuários comerciais. O Teams está integrado diretamente na barra de tarefas, permitindo que os usuários do Windows 11 liguem para amigos, familiares ou colegas de trabalho. É claro que esta é uma grande mudança do Skype, que foi incluído como parte do Windows 10.
Widgets do Windows 11
Os Widgets do Windows e os gestos de toque também são uma grande parte do Windows 11. Widgets é um feed personalizado, com tecnologia de IA e se baseia nos widgets que vimos a Microsoft introduzir no Windows 10. Ele desliza do lado esquerdo do Windows 11 e você também pode torná-lo em tela inteira. Os widgets integrados incluem um feed de notícias, previsão do tempo e mapas.
Curiosamente, esses widgets também incluem um que permite dar dicas aos criadores locais diretamente do Windows 11.
A Microsoft também está melhorando os gestos que você pode usar em tablets e os alvos de toque. Em vez de mudar para o modo tablet, o Windows 11 simplesmente se adapta para permitir que você toque no sistema operacional facilmente.
Juntamente com isso, estão as melhorias na tinta e digitação por voz. Com algumas canetas, o Windows 11 também suporta feedback tátil aqui. Isso pode significar que veremos muitos novos hardwares que darão suporte a essas mudanças de stylus no Windows 11.
Novo app do Xbox
O Xbox é uma grande parte da Microsoft, e também ouvimos a executiva do Xbox, Sarah Bond, sobre jogos para PC com Windows 11. Auto HDR, um recurso do Xbox Series X / S, fará parte do Windows 11. Ativar Auto HDR adicionará alta faixa dinâmica (HDR) a um grande número de jogos DirectX 11 e DirectX 12, contanto que você tenha um monitor HDR compatível.
A Microsoft também está prometendo melhorias de velocidade e desempenho para o Windows 11. DirectStorage fará parte do Windows 11, um grande novo recurso do Xbox Series X / S. DirectStorage exigirá as unidades NVMe mais recentes para acelerar o tempo de carregamento de jogos no Windows 11 e jogos os desenvolvedores precisarão habilitar essa tecnologia para aumentar ainda mais os tempos de carregamento.
O Xbox Game Pass também está sendo integrado ao Windows 11, graças a um novo aplicativo do Xbox que a empresa vem testando há meses. Isso também inclui o xCloud integrado a este aplicativo Xbox, para que você também possa transmitir jogos da nuvem da Microsoft.
Nova loja de aplicativos do Windows 11
Finalmente, uma das maiores partes do Windows 11 é a nova loja. Ele foi redesenhado e oferecerá suporte a uma série de aplicativos que normalmente não estavam disponíveis na loja de aplicativos do Windows. Isso inclui aplicativos do Adobe Creative Suite e aplicativos Android, incluindo TikTok e Instagram.
Os desenvolvedores podem usar seus próprios “motores de comércio” e a Microsoft não aceita cortes; os desenvolvedores podem até usar seus próprios sistemas de pagamento, se quiserem. “O Windows sempre representou a soberania dos criadores”, disse Satya Nadella.