Windows 11 vaza mostrando novo visual e menu Iniciar

Novo sistema será revelado em evento oficial dia 24 de junho, mas vazamento mostrou tudo a respeito do Windows 11
Avatar de André Luiz
15/06/2021 às 11:34 | Atualizado há 3 anos
windows 11 destaque

O próximo sistema operacional da Microsoft, o aguardado Windows 11, vazou hoje (15). As capturas de tela foram publicadas no site chinês Baidu, todo o sistema operacional Windows 11 apareceu online, completo, com uma nova interface de usuário, menu Iniciar e muito mais.

A nova interface de usuário do Windows 11 e o menu Iniciar são muito semelhantes ao encontrado originalmente no Windows 10X. A Microsoft vinha simplificando o Windows para dispositivos de tela dupla, antes de cancelar o projeto a favor do Windows 11. Visualmente, as maiores mudanças que você notará podem ser encontradas ao longo da barra de tarefas. A Microsoft centralizou os ícones do aplicativo aqui, limpou a área da bandeja ali e incluiu um novo botão e menu Iniciar.

Este menu Iniciar atualizado é uma versão simplificada do que existe atualmente no Windows 10, sem os famigerados Live Tiles. Ele inclui aplicativos fixos, arquivos recentes e a capacidade de desligar ou reiniciar rapidamente dispositivos do Windows 11. É realmente muito mais simplificado do que o que existe no Windows 10 hoje.

Novo menu iniciar do Windows 11
Novo menu iniciar

A Microsoft também está usando cantos arredondados em todo o Windows 11. Estes são visíveis em menus de contexto e em torno de aplicativos e do Gerenciador de Arquivos. O menu Iniciar em si também inclui cantos arredondados. Esta ainda é uma versão inicial do Windows 11 que vazou, então nem tudo está incluído ainda.

Gerenciador de arquivos do Windows 11
Gerenciador de arquivos do Windows 11

 

Você pode ter notado um novo ícone na barra de tarefas do Windows 11, e ele está rotulado como widgets no sistema operacional. Rumores sugerem que a Microsoft está trazendo de volta o Windows Widgets, e esta versão inicial parece incluir alguns.

Como esta é claramente uma versão muito antiga do Windows 11, os widgets não estão carregando totalmente no SO, mas eles foram projetados para deslizar para fora e fornecer acesso rápido a notícias, clima e outros conteúdos da Web.

Widgets estão de volta
Widgets estão de volta

 

Embora a Microsoft tenha cancelada seu sistema operacional Windows 10X , a empresa está claramente reutilizou grandes partes desse trabalho com o Windows 11. O Windows 10X foi originalmente projetado para dispositivos de tela dupla, antes de mudar para laptops tradicionais e depois ser cancelado.  O Windows 10X incluiu uma série de aspectos refinados e simplificados para o Windows, e a maior parte desse trabalho está presente nesta versão vazada do Windows 11.

Infelizmente, não parece haver grandes atualizações para a Windows Store ainda. Como esta é uma versão vazada que está em desenvolvimento, é provável que quaisquer atualizações que a Microsoft está planejando simplesmente não estão aparecendo ainda.

Windows 11 vaza mostrando novo visual e menu Iniciar 5
Windows Store

 

A Microsoft supostamente tem trabalhado em uma nova loja de aplicativos para Windows nos últimos meses, e rumores sugerem que será uma grande mudança em relação ao que existe hoje. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, prometeu “desbloquear maiores oportunidades econômicas para desenvolvedores e criadores” com o Windows, e isso provavelmente virá na forma de uma nova loja.

A Microsoft está supostamente revisando sua loja de aplicativos windows para permitir que os desenvolvedores enviem qualquer aplicativo do Windows, incluindo navegadores como Chrome ou Firefox. A Microsoft também pode estar considerando permitir plataformas de comércio de terceiros em aplicativos, permitindo que os desenvolvedores evitem o corte que a Microsoft geralmente tira dos sistemas de compra no aplicativo.

A Microsoft também está melhorando a experiência do Xbox no Windows 11. O novo aplicativo Xbox agora está integrado ao Windows 11, oferecendo acesso rápido aos jogos do Xbox Game Pass, às partes sociais da rede Xbox e à loja Xbox. O Xbox Game Bar e o Windows Game Mode permanecem todos iguais ao Windows 10 nesta compilação vazada.

Windows 11 vaza mostrando novo visual e menu Iniciar 6
Aplicativo XBox

A Microsoft tem dado dicas de que está pronta para lançar o Windows 11. A gigante do software irá realizar um evento especial do Windows para revelar seu próximo sistema operacional dia 24 de junho. O evento começa às 11h (horário de Brasília), e o convite do evento inclui uma janela que cria uma sombra com um contorno que se parece com o número 11. Ou seja, o Windows 11 vai chegar nesse dia.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ