Windows agora transcreve áudio para português

A Microsoft liberou mais novidades do Windows 11, além da transcrição, o sistema pode oferecer mais recursos
Avatar de Nalbert Gomes
17/02/2023 às 12:26 | Atualizado há 1 ano
windows 11 atualização

Assim como o sistema operacional anterior, a Microsoft está frequentemente soltando novidades para o Windows 11. Além do sistema oferecer suporte ao português do Brasil, principalmente em sua transcrição, os usuários poderão usar melhor widgets. Vamos ver sobre isso abaixo.

Windows 11: transcrição em português e muito mais

Os novos idiomas da ferramenta de transcrição apareceram na compilação 25300, que foi liberada no canal Dev.

Segundo a Microsoft, além do inglês dos Estados Unidos, os usuários poderão utilizar legendas ao vivo em outras línguas: português do Brasil, alemão, chinês (tradicional e simplificado), espanhol, francês, italiano, japonês e demais dialetos do inglês.

“Adicionaremos mais idiomas assim que estiverem disponíveis”, foi informado em comunicado oficial.

Esta inclusão fortalece a ferramenta de acessibilidade e permite o uso por mais pessoas. Especialmente porque ela já é simples de ser utilizada: basta utilizar o atalho de teclado Win + Ctrl + L para executá-la.

Porém, é preciso habilitá-la antes do uso. Mas até isso é fácil: ao utilizar o comando pela primeira vez, é só clicar no botão de instalação e aguardar o processo terminar. Daí é só acompanhar a barra na parte superior da tela para ter acesso à transcrição.

Como já foi dito, essa não é a única novidade que está chegando no Windows 11, vamos ver outras delas abaixo.

Microsoft testa melhorias para o Snap Layout e Widgets

windows 11 snaplayouts
(Imagem: Topgadget)

A build disponibilizada aos participantes do Windows Insiders traz outras melhorias. É o caso do Snap Layouts, que mostra o ícone do aplicativo em evidência para indicar a posição que ocupará na tela. Também há uma descrição para indicar que o usuário acionou a recurso para multitarefa.

É importante notar que, por enquanto, estas mudanças não são definitivas. Como a Microsoft mesmo disse, trata-se de um experimento para “melhorar a descoberta e o uso do Snap Layouts”. Não à toa, a empresa solicitou feedbacks dos usuários para saber se estas alterações são realmente coerentes ou não.

Ainda não há previsão de liberação dessas novidades ao canal Beta e aos usuários da versão estável. Além disso, outra coisa recebeu um foco maior no sistema.

Windows 11 novidades widgets
(Imagem: Microsoft)

Recentemente, a Microsoft anunciou a possibilidade de criar widgets para o Windows 11. Esta medida foi inaugurada com a liberação de uma ferramenta do Facebook Messenger, para acessar as conversas mais recentes sem precisar abrir o app. Agora, a empresa está levando a novidade para o canal Beta.

A expansão veio junto às compilações 22621.1325 e 22623.1325, anunciadas nesta quinta-feira (16). Entre as novidades, está a prévia de widgets do Messenger, Spotify, Xbox e Vincular ao Celular. Para usá-los, é preciso atualizar os respectivos aplicativos na Microsoft Store.

“Com o lançamento do Windows App SDK 1.2, os desenvolvedores agora podem criar widgets para seus aplicativos”, explicaram. “Os usuários podem acessar essas experiências em seu painel de widgets do Windows 11 nas versões atuais do Dev Channel Insider Preview.”

windows 11 funções widgets
(Imagem: Microsoft)

A liberação deixa o sistema mais próximo do macOS, que permite a inclusão de widgets de terceiros há alguns anos. Porém, é importante lembrar que a novidade ainda não alcançou a versão estável do sistema operacional.

Mas, após a estreia no canal Dev do Windows Insiders, não deve demorar muito até a liberação para o público em geral que utiliza o sistema.

Agora diga para nós, você gostou das novidades que o Windows 11 está recebendo? Você costuma usar o sistema no dia a dia? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outras pessoas.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ