O que é o Google Pay e como funciona

Uma carteira digital do Google é tudo pode ser a solução da forma como você pagar por seus produtos. Conheça agora o Google Pay!
Avatar de Bruno Rodrigues
17/05/2022às15:10|Atualizado há 2 anos
O que é o Google Pay e como funciona

Ao longo dos anos a maneira como pagamos por produtos mudou drasticamente. Hoje, raramente utilizamos dinheiro real, mas sim sistemas de pagamento digital como o Google Pay, um meio que veio para simplificar ainda mais nossa vida e de quebra competir com o Samsung Pay e Apple Pay.

O que é o Google Pay

O Google Pay é um aplicativo desenvolvido pelo Google com a finalidade de agilizar pagamentos utilizando o seu smartphone em lojas físicas, pagamentos online e entre outros apps do Google.

Essa carteira digital do Google Pay, nada mais é que uma alternativa mais segura para você carregar o seu dinheiro em seu dispositivo móvel, afinal, todos carregam o seu celular aonde quer que vamos.

cartão de crédito no app - O que é o Google Pay e como funciona
Imagem/reprodução: Visa

O Google Pay é um aplicativo que pode ser obtido em dispositivos Android e iOS, e com suporte para praticamente todos os grandes bancos nacionais. Quando o app está instalado em seu dispositivo, você poderá adicionar outros cartões em seu celular para configurá-lo como forma de pagamento.

Com isso, caso o seu dispositivo possua aproximação por NFC, você pode o utilizar como substituto de todos os seus cartões de crédito. O Google Pay é uma carteira digital tão versátil, que pode aposentar qualquer meio de pagamento apenas com aplicativo.

Como funciona o Google Pay

Para o utilizar o sistema de pagamentos digital do Google, você primeiro deve instalar o app em seu dispositivo Android ou iOS.

Quando terminar a instalação do aplicativo em seu dispositivo, você deve criar um cadastro com todos os seus cartões e bancos que deseja centralizar no seu app. O registro de cartões de crédito e débito, serão fundamentais para você os utilizar para pagamento com o celular.

Você deve habilitar no aplicativo o pagamento por aproximação para utilizar o seu dispositivo como pagamento em lojas físicas. Além disso, é importante identificar se o seu celular oferece suporte a essa tecnologia conhecida com NFC (Comunicação de Campo Próximo).

NFC pagamentos - O que é o Google Pay e como funciona
Imagem/reprodução: Fptshop

Uma forma de identificar se seu dispositivo possui comunicação por “NFC”, é pesquisando em configurações ou ajustes do seu dispositivo, se ele retornar com uma resposta a sua procura ele possui suporte a tecnologia de aproximação.

Entre na seção de configuração do NFC de seu dispositivo e habilite-o para utilizar com o aplicativo do Google. Ainda assim, habilitar esse recurso não garantirá que você estará livre de todos os seus cartões e cédulas, a loja física em que você fará a compra, necessita ter suporte a tecnologia NFC.

Caso o seu celular não possua o sistema de pagamento por aproximação, nem tudo está perdido. O app tão oferece pagamentos digitais, para pagamentos via aplicativo e lojas online. Para utilizar, basta acessar o aplicativo e usar as funções especificas para o pagamento alternativo.

Utilize o seu celular como passagem de transporte público

Em algumas regiões do Brasil como São Paulo, possuem em todos os transportes o suporte de pagamento de passagens via cartão de aproximação NFC.

Esse sistema tem sido muito utilizado em algumas regiões do Brasil que, além do cartão, você pode utilizar o aplicativo leitor de QR Code para pagar sua passagem. Esse recurso não é tão aprimorado como em outros países em que ele estava ativo, mas é possível configurá-lo para pagar sua passagem.

O Google resolveu em 2021, habilitar a novidade que mesclava o Google Maps com o Google Pay. Dessa forma, é possível pagar por sua passagem com antecedência através do aplicativo.

Quando você utiliza do aplicativo do Google Maps para verificar a rota que você fará, ele mostrará a quantidade que você gastará para se transportar até o local desejado. Sendo assim, é possível antecipar o pagamento da sua passagem e utilizar o transporte público com o sistema de NFC do seu dispositivo.

Infelizmente, o modo de passar a passagem utilizando o celular está disponível somente nos Estados Unidos e países compatíveis com o app. No Brasil, podemos pagar a passagem com o sistema de QR code em alguns ônibus e estações de trem.

Esperamos que esse aplicativo tenha suporte total com nossos sistemas de pagamento, para nos livrarmos de vez do uso de cédulas e cartões físicos.

 

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ