O que é realidade aumentada (AR)?

Vejam os detalhes sobre Realidade aumentada e como a tecnologia se diferencia da realidade virtual.
Atualizado há 1 ano
realidade aumentada destaque

Outros destaques

Chips de AI na América
Tap to Pay on iPhone
Papiros de Herculano
Simulações da Ansys
Decepções tecnológicas

A realidade aumentada (RA) é uma inovação tecnológica revolucionária que está redefinindo o modo como interagimos com o mundo digital e o físico. Neste artigo, vamos explorar o que é a realidade aumentada, como ela funciona, suas diferenças em relação à realidade virtual, entre outros aspectos. Vamos começar!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Definição de Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que integra informações digitais ao ambiente do usuário em tempo real. Diferente da realidade virtual (RV), que cria um ambiente totalmente artificial, na RA, os usuários vivenciam um ambiente do mundo real com informações perceptíveis geradas e sobrepostas a ele.

A RA é utilizada para alterar visualmente ambientes naturais de alguma forma ou para fornecer informações adicionais aos usuários.

Como a Realidade Aumentada Funciona?

A realidade aumentada pode ser apresentada em diversos formatos, incluindo smartphones, tablets e óculos. A tecnologia requer componentes de hardware, como processador, sensores, uma tela e dispositivos de entrada.

Os dispositivos móveis já possuem esses hardwares disponíveis, incluindo câmeras, acelerômetros, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e bússolas de estado sólido, tornando a RA mais acessível ao usuário comum.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferenças entre RA e RV

A maior diferença entre RA e RV é que a realidade aumentada utiliza o ambiente real existente e adiciona informações virtuais a ele, enquanto a RV imerge completamente os usuários em um ambiente virtualmente renderizado.

Enquanto a RV coloca o usuário em um novo ambiente simulado, a RA coloca o usuário em uma espécie de realidade mista.

Casos de Uso da Realidade Aumentada

A RA pode ser usada de várias maneiras, incluindo:

  1. Varejo: Os consumidores podem usar um aplicativo de loja online para ver como os produtos, como móveis, ficarão em suas casas antes de comprá-los.
  2. Entretenimento e jogos: A RA pode ser usada para sobrepor um jogo virtual no mundo real ou permitir que os usuários animem seus rostos de maneiras diferentes e criativas nas redes sociais.
  3. Navegação: A RA pode ser usada para sobrepor uma rota até o destino do usuário em uma visão ao vivo de uma estrada.
  4. Ferramentas e medição: Dispositivos móveis podem usar a RA para medir diferentes pontos 3D no ambiente do usuário.
  5. Arquitetura: A RA pode ajudar os arquitetos a visualizar um projeto de construção.

Exemplos de Realidade Aumentada

Exemplos de RA incluem:

O Futuro da Tecnologia de Realidade Aumentada

A tecnologia de realidade aumentada continua a crescer com a popularização e familiarização de aplicativos e jogos como Pokemon Go.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

jogando pokemon smartphone com realidade aumentada

A expansão das redes 5G pode facilitar o suporte a experiências de realidade aumentada baseadas na nuvem, por exemplo, fornecendo às aplicações de RA velocidades de dados mais altas e latência mais baixa.

Esperamos que este artigo tenha proporcionado uma visão clara e informativa da realidade aumentada.

À medida que a tecnologia avança, é provável que vejam mais aplicações e desenvolvimentos empolgantes nesta área. Portanto, fique atento a mais atualizações e inovações no mundo da realidade aumentada!

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.