O que é realidade virtual (VR) e como funciona? Quais suas aplicações hoje em dia?

Descubra quais as aplicações atuais da realidade virtual e como isso impacta a tecnologia atualmente.
Avatar de André Luiz
25/01/2024 às 19:46 | Atualizado há 4 semanas
O que é realidade virtual (VR) e como funciona? Quais suas aplicações hoje em dia? 1

A realidade virtual (RV), como o nome sugere, é uma tecnologia que simula uma realidade em um ambiente digital. É uma experiência imersiva que permite aos usuários interagir com um ambiente virtual de maneira realista. É um tecnologia que ganhou destaque depois que o Facebook criou o Metaverso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entendendo a Realidade Virtual

A expressão “realidade virtual” combina “virtual”, que significa algo próximo, e “realidade”, que é o que experimentamos como seres humanos. Portanto, a realidade virtual é basicamente uma emulação quase real. Mas como isso é alcançado? Utilizando uma combinação de hardware e software de computador para criar um ambiente 3D simulado, os usuários podem explorar e interagir com esse ambiente de maneira realista.

A realidade virtual pode ser dividida em três categorias principais:

  1. Não imersiva: Esta é uma forma simples de realidade virtual, onde o usuário interage com o ambiente virtual através de um teclado, mouse ou outro dispositivo. Um exemplo típico de realidade virtual não imersiva é um videogame ou um site que permite ao usuário projetar a decoração de um quarto.
  2. Semi-imersiva: Esta forma de RV oferece uma experiência parcialmente virtual que é acessada através de uma tela de computador ou algum tipo de óculos ou fone de ouvido. Um exemplo comum de RV semi-imersiva é o simulador de voo usado pelas companhias aéreas e militares para treinar seus pilotos.
  3. Totalmente imersiva: Esta forma de RV oferece o nível mais alto de realidade virtual, imergindo completamente o usuário no mundo simulado 3D. A tecnologia de RV totalmente imersiva ainda está em sua infância, mas já fez incursões importantes na indústria de jogos e, em certa medida, na indústria de saúde.

Realidade Virtual x Realidade Aumentada x Realidade Mista

Enquanto a realidade virtual cria um ambiente completamente virtual, a realidade aumentada (RA) sobreposições simulações virtuais em ambientes do mundo real para melhorar ou aumentar esses ambientes. Por exemplo, um varejista de móveis pode fornecer um aplicativo que permite aos usuários apontar seus telefones para uma sala e visualizar como uma nova cadeira ou mesa pode parecer naquele ambiente.

A realidade mista (RM) é outra categoria que combina os elementos do mundo físico e virtual em um único espaço. Na prática, tem havido um consenso crescente para agrupar a realidade virtual, a realidade aumentada e a realidade mista sob o termo “realidade estendida”.

Aplicações da Realidade Virtual

A realidade virtual tem uma variedade de aplicações, desde entretenimento até treinamento e educação. Aqui estão alguns exemplos de como a RV pode ser usada:

  1. Treinamento: A RV permite treinar pessoal de maneira segura, eficiente e econômica. Pode ser especialmente benéfico para aqueles em posições de alto risco ou especializadas, como bombeiros, EMTs, policiais, soldados, cirurgiões ou outros profissionais médicos.
  2. Educação: RV oferece novos métodos para ensinar e aprender. Por exemplo, um professor de história pode usar o VR para mostrar aos alunos em primeira mão como era a vida na Grécia ou na China antigas.
  3. Saúde: RV tem o potencial de beneficiar indivíduos em toda a indústria de saúde. Por exemplo, a RV mostra promessa no tratamento de transtornos como anorexia, ansiedade ou transtorno de estresse pós-traumático (PTSD).
  4. Varejo: Com os aplicativos certos, os clientes poderão experimentar roupas, decorar suas casas, experimentar estilos de cabelo, testar óculos e, em geral, tomar decisões mais informadas sobre produtos e serviços.
  5. Imobiliária: RV pode beneficiar o setor imobiliário de várias maneiras. Por exemplo, os arquitetos podem mostrar planos detalhados em 3D; os compradores de casas podem fazer tours virtuais em casas; os engenheiros de construção podem visitar sistemas HVAC; e os proprietários podem ver como ficariam suas reformas.
  6. Entretenimento: RV já teve um impacto nos jogos, mas também promete transformar as indústrias de cinema e televisão, proporcionando aos espectadores uma experiência imersiva que os coloca diretamente na cena.

Conclusão

A realidade virtual é a criação de um ambiente virtual apresentado aos nossos sentidos de tal forma que a experiência é como se realmente estivéssemos lá. A tecnologia está se tornando mais barata e mais difundida, e podemos esperar ver muitos usos inovadores para a tecnologia no futuro, talvez até uma maneira fundamental de nos comunicarmos e trabalharmos, graças às possibilidades da realidade virtual.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ