Como investir no Metaverso? 4 modos diferentes de investir

Esta pensando em como investir no metaverso, mas ainda não sabe o que é isso, nem como investir? Veja tudo sobre isso abaixo
Avatar de Nalbert Gomes
20/04/2022 às 13:36 | Atualizado há 2 anos
Como investir no metaverso

O Metaverso com certeza é um dos assuntos mais populares do momento, e ao mesmo tempo um dos mais desconhecidos. Mas muitos acreditam que será uma mina de dinheiro nos próximos anos. Se você quer se adiantar, nesse artigo veremos maneiras de como você já consegue investir no Metaverso.

O que é Metaverso?

O Metaverso não é nada mais do que um simples ambiente virtual imersivo. Ou seja, ele é uma realidade paralela que qualquer um consegue acessar usando dispositivos eletrônicos modernos como os óculos de realidade aumentada.

Nessa realidade, as pessoas são representadas por avatares e é possível interagir umas com as outras. O termo se popularizou depois que o Facebook mudou de nome para Meta, e passou a focar na nova tecnologia.

A proposta do Metaverso é que os usuários possam fazer qualquer coisa que fariam no mundo real como estudar, trabalhar, investir, fazer compras ou ir para festas. Além disso, a tecnologia também tem como objetivo inovação e se trata de uma ideia real com toques futuristas.

Com o “futuro” chegando hoje, muitos querem aprender como investir no metaverso, mas será que isso é possível? E como fazer isso? Veja mais abaixo.

Como investir no metaverso?

Mesmo se tratando de um universo inteiramente digital, é possível aprender como investir no metaverso. Aprenda como maneiras diferentes abaixo:

Criptomoedas

As criptomoedas são uma maneira de investir
As criptos são uma maneira de investir (Imagem: Investificar)

Além do metaverso, as criptomoedas também se popularizaram muito recentemente. No metaverso é possível adquirir e investir em várias criptomoedas diferentes, veja algumas delas abaixo:

  • Decentreland (MANA)
  • The Sandbox (SAND)
  • Enjin Coin (ENJIN)
  • Yield Guild Games (YGG)

Para comprar as criptomoedas é preciso ter uma conta em uma exchange, que funciona como uma corretora de valores de criptomoedas.

NFTs

Se para você as criptomoedas não são o suficiente, ainda é possível investir nas NFTs. Mas o que são as NFTs? Elas são representações digitais de ativos financeiros registrados em uma rede blockchain e que fazem parte de um metaverso.

Atualmente, já existem terrenos virtuais sendo comercializados como NFTs nesses espaços. No fim do ano passado, por exemplo, um terreno no metaverso Decentreland foi vendido por 618 mil MANA, o equivalente a US$ 2,5 milhões na época.

ETFs

Até aqui vimos como investir no metaverso de maneiras bem populares e conhecidas. Porém o ETF é outra alternativa não muito famosa. Eles funcionam como como fundos de índices negociados em bolsa, são como fundos de investimentos compostos por ativos que seguem um índice de referência.

recentemente, foi comunicado o lançamento do NFTS11, que, pela primeira vez na B3, é um produto que investe nas principais criptomoedas do setor de mídia e entretenimento localizadas nas maiores plataformas de metaversos.

Para fazer esse investimento, a taxa de administração cobrada é de 0,75% ao ano, e o valor de aquisição deste produto é de R$ 100/cota. Além de que, como o NFTS11 é tributado como um ETF de renda variável, há pagamento de 15% sobre o ganho de capital na venda das cotas, e se a operação for de day trade a alíquota é de 20%.

Agora vamos ver abaixo como investir no metaverso, com uma das ultimas alternativas conhecidas até hoje.

Fundos de investimento

Os fundos de investimentos funcionam como uma espécie de carteira para ações ou renda fixa. Normalmente, os fundos de investimento em metaverso têm uma carteira composta por ações de empresas que se relacionam com o tema.

Atualmente, é possível encontrar no mercado o fundo Trend Metaverso FIA BDR Nível I, da XP, que visa replicar o índice Bloomberg Metaverse Index, composto por cerca de 30 ações globais que se relacionam com o tema metaverso por meio de investimento.

Até aqui já vimos bastante como investir no metaverso, e conhecemos muitas opções. Porém, será que existe perigo em fazer investir? Vamos ver sobre isso abaixo.

É arriscado fazer investimentos no metaverso?

O metaverso vem se popularizando
O metaverso vem se popularizando (Imagem: Radiant Digital)

Como as opções de investimentos no metaverso fazem parte da modalidade de renda variável, pode-se dizer que essas aplicações são mais arriscadas. A volatilidade dos ativos digitais coloca o investidor em posição de ter rápidos lucros ou prejuízos, caso ele decida vender os ativos.

Mesmo com essa volatilidade, diversas empresas têm estudado e desenvolvido projetos que têm relação com o tema.

Tanto que, recentemente, segundo a Reuters, Mark Zuckerberg, presidente da Meta, afirmou que a empresa está trabalhando em uma nova classe de modelos de inteligência artificial que vai permitir a geração de mundos virtuais com base em descrições feitas através da fala das pessoas.

Conforme noticiado pela Reuters, o HSBC comprou um terreno virtual dentro do jogo online The Sandbox por uma quantia não revelada, sendo a primeira grande incursão do banco no metaverso.

O HSBC disse que espera poder criar experiências de marca inovadoras para clientes novos e existentes no mundo virtual.

Mesmo com todos os perigos, muitos tem procurado aprender como investir no metaverso. Agora que já vimos muitas alternativas sobre isso, diga para nós, você conseguiu entender como investir no metaverso? Teve alguma dúvida ou dificuldade? Diga para nós nos comentários abaixo.

SUGESTÕES PARA VOCÊ