A Motorola anunciou recentemente dois aparelhos que causaram impacto na ocasião, graças a combinação custo x beneficio de ambos. Estou falando do Motorola RAZR D1 e o RAZR D3. Um de entrada e outro intermediário, respectivamente. Nesse posto falaremos sobre o RAZR D1, um aparelho de entrada com hardware de tal, porém com um bom preço. Além disso ele possui suporte a TV digital e dois chips, características cada vez mais apreciadas por brasileiros. Normalmente nesse patamar encontramos aparelhos com processadores na casa do 600 MHz e telas com resoluções tão baixas que mal dá para acessar um site na internet. Não é o caso do RAZR D1, como veremos a seguir.
RAZR D1 – Hardware, dimensões e acabamento
O Motorola RAZR D1 possui um processador de 1GHz. Embora ele tenha um processador, digámos comum, dos seus concorrentes ele tem como diferencial 1GB de memória RAM, valor que compartilha com muitos top de linha no mercado atualmente. Além disso possui uma tela que embora pequena, 3,5 polegadas com resolução de 480 x 3200 pixels.
Leiam também | Como dar acesso root ao Motorola RAZR D1
Sua câmera é de 5 Megapixels, que embora não tenha nenhum tipo de flash, faz boas fotos. Outro ponto negativo é que ele não faz vídeos em HD, somente em VGA.
- Microsoft apresenta mini PC com Windows 365 Link para empresas
- EUA quer forçar Google a Vender o Chrome
- Bitcoin atinge recorde de $75.000 com aposta na vitória de Trump
Leiam aqui todas as especificações do RAZR D1
Outro fator interessante é que outros modelos de entrada normalmente são grossos e com material de fabricação duvidoso. O RAZR D1 tem uma boa espessura, apenas 11 mm. De altura tem 115.4 mm e de largura 61.1 mm. Ele também é bem leve com apenas 110 gramas. O plástico utilizado em sua fabricação parece ser de boa qualidade, eu testei o modelo branco e ele não tem aspecto de “coisa barata”.
Um fator interessante nesse modelo é que ele é vendido em 3 diferentes versõs: uma com suporte para dois chips mas sem TV, outra com suporte a apenas um chip e TV e a última é a mais completa, com suporte para dois chips e também a TV. Foi essa última versão mais completa que testamos.
RAZR D1 – Desempenho
Como disse anteriormente, ele tem um processador bom apara um aparelho de entrada e tem uma quantidade de memória RAM mais que suficiente para seu processador. O Android, na versão 4.1.1 Jelly Bean, roda liso e com pouquissimos engasgos ou travamentos. Nem parece um Android de entrada, só que tem um sabe o quão sofrível são.
Jogos pesados como Dead triger e N.O.V.A 3 rodarão bem, claro que as vezes dá uma engasgada ou ficam lentos, mas são perfeitamente jogáveis. Até o Real Racing 3 rodou nele com poucos engasgos.
No geral, o Android se comportou muito bem no RAZR D1, não ficando devendo em nada aos aparelhos intermediários que são vendidos atualmente, para dizer a verdade ele até supera alguns.
Na parte multimidia, ele consegue reproduzir facilmente vídeos em HD 720p. No caso de vídeos em full HD ele até consegue se você achar o aplicativo reprodutor certo na Play Store, porém sempre terá alguns travamentos e vai depender muito do codec utilizado na gravação do vídeo.
RAZR D1 – TV Digital e suporte a dois chips
Como dito anteriormente, o RAZR D1 compartilha duas características que a maioria dos brasileiros procuram em um telefone celular: ser dual-chip e TV. Quem ai alguma vez se achando perto de alguém com seu Galaxy S (escolha o número) ou iPhone se depara com a pergunta: “Tem TV?” e depois que você diz não, a pessoa faz cara de “grande coisa ele”? acho que todo mundo que tem um smartphone top sofre isso. Interessante nele é que ele não traz uma antena retrátil como acontece com outros modelos, a antena é uma extensão para o fone de ouvido, conforme foto abaixo:
A TV do RAZR D1 tem suporte tanto a digital como analógica e se comporta bem até em ambientes fechados. O suporte para dois chips de operadoras diferentes também funciona como esperado. O aparelho identifica os dois chips, exibe seus números e permite que você dê nome a eles e associe alguma cor, para facilitar o uso. Você pode definir o chip padrão para algumas funções, como envio de SMS, ligações e transferência de dados ou pode definir qual chip será ativado ao utilizar alguma dessas funções.
Vídeo Review
Conclusão
O motorola RAZR D1 chega custando algo entre 450 e 550 Reais e abrange vários tipos de usuários diferentes, ai está o segredo do seu sucesso. Em primeiro lugar ele é para aqueles que querem um smartphone bom e não fique travando mas ao mesmo tempo não querem, ou não podem, investir em celulares caros (cá para nós que todos são caros no Brasil).
Outro público é o crescente número de pessoas que são clientes de duas operadoras, para aproveitar promoções de ambas. Esse aparelho vem tendo uma boa aceitação no mercado brasileiro, assim como o Motorola D3, versão melhorada dele e que falaremos mais no próximo review, até lá!
Galeria de fotos
[nggallery id=45]