Um dos mais desejados smartphones do mundo, o Galaxy Note 8 é potente, tem um design singular e tem algo que nenhum outro smartphone tem: a útil e poderosa caneta S-Pen, será que tudo isso é suficiente para justificar seu alto preço? Confiram nosso review depois da vinheta e descubra.
Review em Vídeo
Galaxy Note 8 – Design e construção
7 meses depois após o seu lançamento o Galaxy Note 8 continua sendo um dos melhores smartphones em todos os aspectos, até que o sucessor chegue daqui há alguns meses.
Ele conta com um design diferenciado se comparado com a linha mais famosa, a linha S. Possui um visual mais quadrado, com quinas levemente arredondas. Olhando ele de frente ele é bem grande, tem 162 mm de altura.
Porém sua largura é pequena, comparativamente falando, são apenas 74,6 mm. O que deixa ele praticamente do tamanho de aparelhos menores de 5,5 polegadas. Tudo isso graças ao seu visual esticadão.
Ele é assim principalmente por ter uma tela com proporção de 18.5:9. Aliá-se a isso o fato dele praticamente não ter bordas laterais, graças a tela edge. Sendo assim, mesmo sendo um gigante com tela de 6,3 polegadas, o Galaxy Note 8 é relativamente confortável ao usar com uma mão.
Ele também é pesado: pesa 195 gramas. Mas o preço de ter um design premium feito de vidro na parte frontal e traseira -aliás com Corning Gorilla Glass 5 – é esse. Já suas lateriais são de metal resistente.
Em uma das laterais temos o botão de ligar, do outro lado os botões de volume e o quase inútil botão que acessa a Bixby, a assistente virtual da Samsung. Na parte de cima o slot dos 2 SIM Cards + o cartão micro SD, que infelizmente é hibrido: você tem que escolher entre duas operadoras ou uma operadora mais o SD.
E na parte de baixo há o slot da caneta S-Pen, o conector Tipo C, a saída de alto falante – que infelizmente é mono – e o tão aclamado conector P2 que a Samsung continua insistindo bravamente em manter, para nossa alegria.
Para fechar vale lembrar que o Note 8 possui certificão IP68 contra poeira e pode ser emergido por até 30 minutos em água em uma profundidade de 1,5 m.
Galaxy Note 8 – Tela
A parte frontal é tomada por sua enorme tela de 6,3 polegadas com resolução 2K de1440 x 2960 pixels com proporção 18.5:9. A tecnologia é a tradicional Super AMOLED, uma das melhores telas que já vi. Com um brilho fantástico e constraste lindo, com preto sempre brilhante e profundo.
Nas laterais curvas há os painéis Edge. Sinceramente sempre achei inútil eles desde o S7 Edge. Mas lá eu desativava pois era comum esbarrar acidentalmente. No Note 8, assim como no S8 e S9, as bordas ficaram um pouco maior e isso evita esses toques acidentais. Para quem usa eles, ficaram bem melhores.
O destaque dessas telas normalmente é o uso sobre o sol, com pouquíssimos reflexos, dá para usar perfeitamente mesmo em um dia ensolarado. Mas estranhamente, lado a lado de um Galaxy S8 senti que ela tem um brilho levemente inferior, nada que faça diferença mas tem.
Galaxy Note 8 – Hardware e desempenho
Por dentro há uma verdadeira máquina com um processador Exynos 8895 que equipa o Galaxy S8. Além disso são 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno com possibilidade expansão via micro SD de até 400 GB, que é o limite existente hoje.
No geral ele roda tudo o que existe para Android hoje e sempre com o máximo de frames possíveis. E isso deve continuar por uns 3 anos fácil.
Os pontos negativos ficam por conta do leitor de impressões digitais atrás, de difícil acesso e também que tem erros em alguns momentos. Ainda bem que a Samsung caiu em si e mudou a posição no S9 e irá mudar no Note 9.
Mas sei que muitos irão falar: ele possui leitor de íris e fácil para isso. Realmente seria perfeito, se funcionasse 100%. Na prática ambos falham bastante e são lentos. O leitor de ìris é o mais seguro que existe, isso não podemos negar, mas a lerdeza e a dependência de luz correta o torna pouco prático, e o mesmo digo do leitor faciail. Para efeito de comparação, o leitor facial do OnePlus 5T (que não possui leitor de iíris) é infintamente mais rápido e acurado O,bviamente não é tão seguro.
A caneta S-Pen, como sempre, é um show a parte. A cada ano que passa ela fica mais sensível. Além disso nessa versão ela ficou mais fina com apenas 0,7 mm de espessura, sendo muito boa para trabalho com imagens e vídeos, graças a precisão. No começo pode parecer estranho acostumar, mas quem faz muitas anotações ela é realmente maravilhosa. Usei ele como meu caderno de anotações durante uma semana em um curso.
E digo que dá para escrever perfeitamente com sua letra. Usei ele em conjunto com o Evernote. Dá para dizer que ele quase substitui um papel e caneta. Isso só não aconte pelo tamanho reduzido. De resto usaria perfeitamente para esse fim definitivamente.
A bateria de 3.300 mAh poderia ser melhor. Pelo tamanho e peso dele, acho que pelo menos uma bateria de 4.000 poderia vir. Ele, por exemplo, tem bateria inferior ao Galaxy S8+ e ao antecessor Galaxy Note 4, mesmo sendo mais espesso que ambos.
Não é ruim, mas em um dia pesado de uso ela não aguenta chegar ao fim da tarde. No curso em questão que usei ele, normalmente as 3 da tarde a bateria pedia arrego. Isso sem assistir vídeos ou jogar, exclusivamente por causa da tela ligada para anotações. Ele chegou a mais ou menos 9 horas de tela, sempre todas as conexões ligadas.
Review Galaxy Note 8 – Câmeras
A cereja do bolo são suas câmeras, ou quase isso.
Ele foi o primeiro aparelho a ter uma câmera dupla.
- Uma câmera grande angular “não tão grande assim de 77 graus” com sensor de 12 megapixels Dual Pixel (1/2,55 polegada) e abertura f/1.
- Outra câmera telefoto (zoom 2X) tem sensor de 12 megapixels (1/3,6 polegada) e acompanha uma lente com abertura f/2,4 e campo de visão de 45 graus.
- As duas lentes possuem estabilização óptica de imagem.
A câmera principal é exatamente a mesma do Galaxy S8, ou seja, tira excelentes fotos com um alcance dinâmico extraordinário e boas fotos mesmo durante a noite, com pouco ruído.
Já a telefone é ok. Não tem a mesma qualidade da primeira. Mas com um sensor menor e abetura menor, fotos com zoom a noite não lá aquelas coisas.
Por outro lado, ter duas fotos produz melhor o efeito bokeh, com um desfoque de fundo excelente em qualquer condição. Esse efeito chama foco dinâmico nos aparelhos da Samsugn, onde é possível aplicar o efeito antes ou depois de tirar as fotos.
Prós e Contras
Prós
- Uma das melhores telas do mundo
- Uma das melhores câmeras do mundo
- Caneta S-Pen é exclusiva e potencializa o uso do smartphone
Contras
- Preço muito elevado
- Bateria de pouca duração
- Leitor biométricos (impressões digitais e Irís) lentos
Conclusão
Vale a pena comprar o Galaxy Note 8? Depende. Atualmente ele disputa com seus próprios “irmãos” Galaxy S9 e S9 Plus titulo de melhor Android sendo vendido no Brasil. A vantagem dele frente a eles estão no preço e na S-Pen, exclusividade da linha Note. Porém o hardware é ligeiramente inferior e daqui há alguns meses o Note 9 deve chegar. Além disso, tirando a S-Pen, ele tem o mesmo hardware do Galaxy S8, tendo apenas a câmera dupla a mais, sendo que o S8 é mais de R$ 1 Mil mais barato.
Se você faz questão mesmo da caneta S-Pen, ele pode ser uma boa pedida, mas se não, compensa mais o Galaxy S8 ou S9 no mesmo preço.