Lançado em 2013, a linha Moto G é uma das linhas de maior sucesso de vendas da Motorola. A empresa divulgou que foram vendidos 100 milhões de aparelhos desde o lançamento, sendo 40% no Brasil.
Dentro da marca, ele só perde para o Motorola Razr V3, que é até hoje o smartphone mais vendido da história com 130 milhões, que inclusive ganhou uma releitura em 2019 e será lançado no Brasil em fevereiro.
De fato, foi o Moto G que introduziu hoje o que conhecemos como mercado intermediário. Até então, só existiam caríssimos smartphones topos de linha recheados de recursos; e os mais baratos, no geral, eram muito limitados e lentos.
O primeiro Moto G trouxe na época recursos premiums, a um preço mais acessível. Um exemplo é sua versão com 4G, que era algo que apenas alguns topos de linha possuíam na época.
- 10 anos de moto g: famosa família de celular comemora 200 milhões de unidades vendidas
- Review Moto G6 Play: Vale a pena comprar o novo Moto G5?
- Moto G5S e Moto G5S Plus: unboxing duplo e primeiras impressões
Ao longo de cada geração, a linha experimentou muitas coisas diferentes: proteção IP-68 no Moto G3, acabamento sofisticado de metal no Moto G5S e vidro no G6. Regredindo até o atual G8, que é totalmente de plástico.
Na parte de câmeras, desde o Moto G5, a Motorola vem implantando bons recursos para a sua faixa de preço. O Moto G8 Plus, por exemplo, trouxe um bom sensor de 48MP e mais outra câmera “de ação”, herdada do Motorola One Action. O fato é que, embora a cada ano ele fique mais caro, o Moto G é sucesso absoluto no Brasil.
E você: já teve um Moto G? Qual a versão que mais gostou?