Agora, uma nova versão do Windows 10X que vazou revelou que o novo sistema operacional ainda pode ser lançado com ferramentas de desenvolvimento para aplicativos Win32. De acordo com um relatório do WindowsPhoneInfo, a versão mais recente do Windows 10X apresenta uma nova configuração de desenvolvedor que permitirá aos usuários carregar “aplicativos não assinados”, incluindo aplicativos de desktop.
Olhando para uma captura de tela dessa nova configuração, a Microsoft aparentemente criou uma página de configurações dedicada para esse recurso também.
A opção de configurações revela uma página para a tecnologia de contêiner e a alternância apenas do desenvolvedor, que inclui o teste do aplicativo Win32. No momento, o recurso não funciona, embora possa ser o caso apenas para a versão do sistema operacional que vazou.
De acordo com a descrição da configuração, “Habilitar esta configuração permitirá que aplicativos não atribuídos sejam executados. Permitir que todos os aplicativos sejam executados em seu dispositivo pode ser prejudicial ao dispositivo ou aos dados. ” Lembre-se de que a simples ativação da configuração não permitirá que os usuários instalem e executem aplicativos normais de desktop (.exe) no Windows 10X, que deve ser lançado ainda este ano.
Leia também:
No entanto, o que isso significa é que a Microsoft está planejando adicionar suporte a aplicativos Win32 em algum momento no futuro. Ou seja, os desenvolvedores logo poderão testar seus aplicativos no sistema operacional leve.
Mas, a maioria provavelmente teria que executar aplicativos UEP da Microsoft Store e Progressive Web Apps até então. Portanto, fique atento para mais atualizações sobre o futuro sistema operacional Windows 10X.