Chuva de meteoros poderá ser vista no Rio Grande do Sul

Avatar de André Luiz
20/04/2022 às 16:08 | Atualizado há 2 anos
Chuva de meteoros poderá ser vista no Rio Grande do Sul 1

Entre hoje (20) até a próxima sexta-feira (22), será possível ver uma chuva de meteoros líridas no céu do Rio Grande do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Observatório Espacial Heller & Jung, que fica quem Taquara na região Metropolitana de Porto Alegre, durante as 3h e 5h da madrugada dos dias, serão os melhores horários para observar o fenômeno.

O que é uma chuva de Meteoros líridas

A lírida é feita de pó e detritos que irão se desprender do cometa Thatcher, que estará passando pela órbita da Terra. Isso acontece a cada 415 anos, ou seja, você não estará vivo da próxima vez que o cometa nos visitar.

Quando esses detritos entram em contato com a atmofesra terreste, eles se queimam e ficam incandecentes, que formam as famosas “estrelas cadentes” normalmente vistas a olho nú. Antes de chegarem ao solo, eles são vaporizados e somem no ar.

O radiante da chuva de meteoros líridas estará sobre o horizonte em direção ao Norte, perto da estrela Vega. Esta configuração representa o céu da madrugada de 22 de abril, às 3h00.

Chuva de meteoros poderá ser vista no Rio Grande do Sul 2

Como ver a chuva de meteoros no Rio Grande do Sul?

Como dito acima, os melhores horários são durante a madrugada. O melhor modo de ver, é procurar um local livre de poluição luminosa e sem nuvens (ou quase pelo menos). Basicamente: fuja das grandes cidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Se isso não é possível para você, dá para tentar a sorte na sua casa. Mas pegue uma cadeira bem confortável, olhe fixamente para o céu e tenha muita paciência.

De qualquer modo, não é necessário utilizar nenhum instrumento especial para isso. Pelo contrário, usar qualquer artíficio que amplie (telescópio, binóculos, etc) irá reduzir a chanve de ver uma “estrela cadente”.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ