Como ver a tempestade de meteoros dessa terça-feira 31

A tempestade de meteoros é um espetáculo da astronomia que pode ser observado por todas as pessoas. Veja como e onde observar esse evento!
Avatar de Bruno Rodrigues
30/05/2022 às 16:29 | Atualizado há 2 anos
Tempestade de meteoros nesta terça feira

Uma tempestade de meteoros ocorrerá na madrugada dessa terça-feira, do fenômeno conhecido como “Tau-Herculídeas”. Essa chuva de meteoros será um espetáculo exclusivo para as regiões das Américas, onde os Estados Unidos e América Central terão uma visão mais privilegiada, mas no Brasil também será possível assistir a esse fenômeno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tempestade de meteoros conhecido como “Tau-Herculídeas” é chamada todo evento que promete mostrar uma chuva de meteoros de mais de 1.000 estrelas cadentes por hora.

Durante essa madrugada de terça-feira, entre 0h e 2h, no horário de brasília, segundo especialistas conseguiremos visualizar uma grande quantidade desse fenômeno.

Toda essa tempestade de meteoros que ocorrerá a olho nu, é graças ao cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), que os astrônomos observam a algum tempo, e a expectativa é que essa passagem do cometa gere um fluxo de pequenas rochas espaciais que explodirão na atmosfera.

Onde observar a tempestade de meteoros

Segundo Marcelo Domingues, integrante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), a chuva de meteoros poderá ser vista de todo o Brasil, mas somente algumas regiões terão uma “apresentação” ainda melhor.

Ainda segundo o especialista, a expectativa é que um número de até 57 mil meteoros sejam vistos a olho nu na região brasileira, mas teremos uma divisão de visibilidade onde o norte e nordeste terão uma visão mais privilegiada da passagem da chuva de meteoros aqui no Brasil.

Grafico segundo o Bramon - Tempestade de meteoros nesta terça feira
Imagem/reprodução: bramonmeteor

Como podemos observar na imagem, a melhores regiões para observar esse fenômeno é no norte e nordeste, e região sul ficará por último segundo o gráfico. Entretanto, todas as regiões conseguirão visualizar a beleza desse fenômeno, embora em menor quantidade em algumas regiões.

Como observar

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

Esse evento não precisará de nenhum acessório especial, a não ser um céu limpo livre de nuvens. Segundo o especialista, quanto menos equipamento tecnológico melhor será sua experiência quando começar o evento.

Ele ainda completa, “Desligar qualquer fonte de luz próxima até mesmo os celulares, são algumas medidas que se pode tomar para ajudar a adaptar nossos olhos com a escuridão, o que tornará nossa visão mais sensível. Isso nos permite observar até os meteoros mais tênues.”

É essencial também que você escolhe um local bem aberto, onde você consiga observar todo o céu a olho nu para não perder nenhum dos 9 mil ou 57 mil meteoros que passarão sobre o Brasil.

Mas ainda fica a pergunta, quando a chuva de meteoros ocorrerá? Marcelo Zurita que nesse fenômeno do “Tau-Héculídeas” o horário é crucial para observar passagem dos meteoros, mas serão divididos em dois turnos.

No primeiro turno observaremos uma passagem menos intensa, que ocorrerá a partir de 00h11 no horário de brasília nessa terça-feria 31 de maio de 2022.

O segundo turno, mais intenso que o primeiro, terá uma duração maio que o antecessor, onde podemos observar um número bem maior de meteoros.

A estimativa é que esse segundo turno de chuva meteoros ocorra às 2h05 da madrugada, apresentando um número de até 700 meteoros por hora.

Todo esse espetáculo é decorrência de eventos que aconteceram anos atrás, em um tempo onde nenhum ser humano vivo hoje na terra era vivo para contar essa história. Por esse motivo, o evento “Tau-Héculídeas” será uma apresentação única, trazendo a tona um pouco do passado para o presente.

Com informações: Space, Bramon.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ