Muitos provedores de e-mail são gratuitos, como por exemplo Gmail, Yahoo, Hotmail e AOL, porém você paga por um preço que não sabia. O preço da privacidade, as empresas que cuidam do seu e-mail rastreiam coisas que você não sabia. Nesse artigo vamos ver que dados são rastreados e como aumentar a segurança dos seus dados e da sua privacidade.
- Como usar o máximo do seu Gmail? Veja 5 configurações secretas
- Como parar de receber spam na sua caixa de entrada do email?
- Como liberar espaço na sua caixa de e-mail do Gmail? Veja 3 modos
Que dados são rastreados no meu e-mail?
Vamos ver então o que seu provedor de e-mail coleta sobre você:
- Qualquer conteúdo: Seu provedor de e-mail gratuito verifica seus dados e registra frases e palavras específicas. Assim eles utilizam tudo o que coletam sobre você para produtos e anúncios.
- Sua localização e seus remetentes: Seu provedor de e-mail sabe onde e quando você abriu qualquer e-mail, além disso ele também sabe para todas as pessoas que você enviou alguma coisa. Eles também rastreiam quem lhe enviou um e-mail, quando e onde estava a pessoa que te mandou. Novamente, dados para vender coisas.
- Cada pessoa: Seu provedor de e-mail rastreia cada pessoa com quem você troca seus e-mail, incluindo todos os seus contatos de negócios, amigos, família, médicos e muito mais.
- A Hora: Seu provedor de e-mail gratuito sabe quando é mais provável que você abra seu e-mail, seja às 6h ou 21h. Assim em determinado momento do dia, você receberá anúncios diferentes.
- Todos os hábitos do site: Seu provedor de e-mail rastreia e mantém um registro dos sites que você visita frequentemente dos e-mails recebidos desde compras, pesquisas, encontros e até mesmo outros sites que você visita.
Sim, todos os dados em seu e-mail são coletados, rastreados, registrados e vendidos. Infelizmente sabemos que a internet toda já está assim. Tem algumas poucas coisas que podem ser feitas para preservar dados, vamos ver abaixo o que você pode fazer.
Proteja seus dados
Leia também:
Infelizmente não há muito o que se fazer, já que seu e-mail funciona de uma maneira bem diferente de uma rede social. Mas uma coisa que você pode fazer para proteger melhor seus dados, é evitar expor dados muito importantes por e-mail, pense se existe uma possibilidade de compartilhar os dados sem ser por e-mail.
Além disso pense bem sobre para quem você manda seus e-mails, se você puder reduzir ao máximo as pessoas que você envia em cópia será melhor ainda. E por último mas não menos importante você pode buscar melhores provedores de e-mail, sabemos que todos coletam seus dados, mas é melhor que seja um provedor um pouco mais confiável.
Concluindo
Esperamos que com esse guia você consiga aplicar alguns hábitos no seu dia a dia e preservar ainda mais a sua privacidade e de todas as pessoas que você conversa. Sabemos que não há muito o que fazer, pois somos rastreados em muitos aplicativos e sites, mas tomar uma pequena iniciativa já pode ser o começo de uma maior segurança.
Você conseguiu aplicar o que vimos aqui? Sabia que seus dados eram rastreados até mesmo no seu e-mail? Nos diga nos comentários.