Como corrigir ícones ausentes da barra de tarefas no Windows 10

Avatar de Redação
27/10/2020 às 13:55 | Atualizado há 4 anos

A barra de tarefas pode ser considerada um hub para o Windows 10. É o ponto de partida para modificar as configurações rápidas, acessar o Menu Iniciar e pesquisar em todo o PC. É também onde você encontrará uma seleção de ícones de aplicativos, oferecendo uma maneira conveniente e rápida de iniciar seus programas favoritos.

A facilidade com que isso pode ser personalizado (basta clicar com o botão direito em qualquer aplicativo aberto e escolher ‘Fixar na barra de tarefas’) torna mais fácil configurá-lo de acordo com sua preferência.

No entanto, o Windows 10 tem uma tendência recente irritante de ocultar esses aplicativos sem motivo aparente. Essa mudança aparentemente repentina pode ser extremamente frustrante, embora haja uma série de soluções potenciais.

Reinicie o seu PC

Parece clichê, mas às vezes tudo o que o seu dispositivo precisa é ser desligado e ligado novamente. Se isso não funcionar, passe para a próxima solução.

Verifique se você não está no modo tablet

Por padrão, o modo tablet remove todos os ícones da barra de tarefas, em uma tentativa de criar uma interface de usuário mais amigável ao toque. Basta voltar ao modo desktop para resolver o problema:

  1. Clique no ícone no canto inferior direito que se parece com um balão de fala
  2. Na lista de configurações rápidas na parte inferior, o modo Tablet deve ser destacado. Clique para voltar ao modo desktop

Se desejar permanecer no modo tablet, clique com o botão direito (ou mantenha pressionado) em qualquer espaço vazio na barra de tarefas e escolha ‘Mostrar ícones do aplicativo’.
Windows 10 mostra ícones de aplicativos

Adicionar script ao prompt de comando

Se nenhuma dessas correções estiver funcionando, você terá que tentar algo um pouco mais complexo. Certifique-se de usar uma conta de administrador antes de prosseguir:

  1. Pressione a tecla Windows + X e escolha ‘Windows PowerShell (Admin)’
    Administrador do Windows 10 PowerShell
  2. Clique em ‘Sim’ para permitir que o aplicativo faça alterações em seu dispositivo
  3. Na janela que aparecer, copie o seguinte exatamente como está abaixo:
    DISM / Online / Cleanup-Image / RestoreHealth
    Prompt de comando do Windows 10
  4. Pressione Enter e, após alguns segundos, você verá uma mensagem dizendo que o processo foi concluído com sucesso
  5. Reinicie o seu dispositivo para garantir que as alterações sejam aplicadas

Reinstale o software da barra de tarefas

A única maneira de desinstalar utilitários como a barra de tarefas é por meio do Windows PowerShell:

  1. Inicie o Windows PowerShell como um administrador, usando o mesmo método acima
  2. Clique em ‘Sim’ para permitir que alterações sejam feitas em seu dispositivo
  3. Copie e cole o seguinte na janela que aparece:
    Get-AppxPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$ ($ _. InstallLocation) AppXManifest.xml”}
    Barra de tarefas de reinstalação do Windows 10
  4. Pressione Enter e espere que o processo seja concluído
  5. Reinicie o seu PC

Atualize seu dispositivo

Se nenhuma dessas soluções funcionar, pode ser um bug relacionado a uma versão anterior do Windows 10. Vá para Configurações> Atualização e segurança e verifique se há atualizações pendentes.

Se você já estiver executando a versão mais recente, provavelmente vale a pena esperar até que uma atualização resolva o problema. A Microsoft lança patches de segurança pelo menos uma vez por mês, então você provavelmente não vai esperar muito antes que quaisquer problemas maiores sejam resolvidos.

Para obter mais informações sobre a atualização de recurso mais recente, consulte nosso guia para a atualização do Windows 10 de outubro de 2020.

SUGESTÕES PARA VOCÊ