Microsoft Edge está deixando o Firefox na poeira

Enquanto os dois navegadores estavam inicialmente duelando pelo segundo lugar, o Microsoft Edge finalmente disparou.
Avatar de Redação
03/11/2020 às 17:35 | Atualizado há 3 anos
Microsoft Edge Chromium

Se você está acompanhando o Microsoft Edge, você sabe que a Microsoft tem trabalhado muito para tornar seu navegador o melhor possível. O esforço parece ter valido a pena, já que o Microsoft Edge não apenas ultrapassou o Firefox, mas também aumentou a distância.

Como a Microsoft está deixando sua marca com o Edge

Por volta de fevereiro de 2020, algo estranho aconteceu. Durante anos, o Chrome e o Firefox foram confortáveis ​​como os dois principais navegadores do mercado. Em seguida, o Firefox foi retirado de seu segundo lugar pelo Microsoft Edge depois que adotou uma base Chromium.

Na época, era difícil dizer se o Microsoft Edge manteria sua posição. O pico foi devido a usuários curiosos verificando o novo Edge, apenas para voltar aos navegadores antigos depois? Ou era um sinal de algo maior?

No entanto, não apenas a tendência continuou, o Microsoft Edge expandiu recentemente sua liderança sobre o Firefox. Nos últimos meses, o Microsoft Edge teve cerca de 1-1,5 por cento de uma vantagem sobre o Microsoft Edge. No entanto, em outubro de 2020, essa liderança saltou para 3%.

Você pode ver as estatísticas por si mesmo no site NetMarketShare, que compara os navegadores que identifica usando a Internet em um determinado momento.

Por que o Microsoft Edge está decolando?

Por muito tempo, todos os navegadores da Microsoft foram ridicularizados como inferiores ao Chrome e ao Firefox. Então, como é que o Edge agora mantém uma liderança sólida contra o Firefox?

Por um lado, o Microsoft Edge está se expandindo rapidamente com novas atualizações. Por exemplo, a Microsoft anunciou recentemente uma ferramenta de comparação de preços embutida e planejou-a a tempo para o Natal de 2020.

A Microsoft também está trazendo o Edge para todos os dispositivos que podem executá-lo. Sim, isso inclui trazer o Edge para o Linux, o que é uma jogada corajosa dada a opinião do usuário médio do Linux sobre a Microsoft e seus produtos.

Seja o que for que leve as pessoas a usar o Microsoft Edge, parece estar funcionando. A Microsoft não está mais duelando com o Firefox pelo segundo lugar; se as tendências atuais continuarem, ele pode eventualmente substituir o Firefox no coração do público.

Microsoft está avançando para o segundo lugar

Em fevereiro de 2020, não tínhamos certeza se a popularidade do Edge em relação ao Firefox era um acaso ou um sinal de algo maior. Agora temos mais provas de que as pessoas estão migrando para o novo navegador baseado em Chromium da Microsoft, então teremos que ver o que a Mozilla fará em retaliação.

A próxima pergunta é: o Edge tem o que é preciso para competir com o Chrome? Não é tão improvável quanto você pode pensar, já que existem alguns recursos que o Edge tem sobre o Chrome que o torna melhor para a produtividade. Por exemplo, ele ocupa menos RAM do que o famoso consumidor de memória que é o Chrome.

SUGESTÕES PARA VOCÊ