Ícone do site Tekimobile

O que são ETFs de criptomoedas e como investir nelas?

O que é EFT saiba mais

O que é EFT saiba mais

Criptomoedas são o assunto do momento, ao estudar elas você deve ter ouvido falar das ETFs. Então para ajudar você nessa jornada de investimentos, vamos conhecer mais sobre elas abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que são ETFs de criptomoedas e como funcionam?

Conheça sobre o ETFs e como investir (Imagem: Investing Network)

Sendo direto e claro, ETFs é uma sigla em inglês para Exchange Traded Fund, que na tradução livre seria um fundo negociado em bolsa.

Funcionando como uma espécie de fundo de investimento que possui como referência algum índice da bolsa de valores, como por exemplo o Ibovespa ou Índice Brasil.

Mas, nesse artigo vamos focar nas mais direcionadas para as criptomoedas. Para ajudar você a entender melhor, elas funcionam como cestas cheias de ações.

Ele é composto por uma série de ativos financeiros, que podem ser administrados por uma gestora específica, que já possui um grupo de pessoas como investidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para esse grupo investir, cada pessoa compra uma cota de participação, e o valor pode variar de acordo com o produto e quantidade.

O índice que falamos acima, é um conjunto de ações de diversas empresas, e reflete diretamente o desempenho do mercado geral ou de um setor específico.

O famoso índice Bovespa, é uma carteira feita pelas ações mais negociadas do mercado brasileiro e serve como termômetro do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando dizemos que o índice se valoriza, significa que o mercado financeiro melhorou ou se aqueceu. O contrário é o mesmo, a desvalorização significa que o mercado não foi muito bem.

Focado no mercado brasileiro, vamos conhecer abaixo os diferentes tipos de ETFs de criptomoedas, antes de investir nelas.

Tipos de ETFs de criptomoedas no Brasil

Agora que você já dominou um pouco do assunto ETFs, vamos conhecer abaixo as principais opções do mercado e depois ver elas de maneira específica.

Já que eles se tratam de ativos de Renda Variável, as opções que vimos acima podem variar conforme o preço dos criptoativos e com oferta e demanda por eles.

Agora que você possui novos olhos sobre o mercado e com certeza deve seu interesse mais aquecido, vamos conhecer abaixo especificamente cada uma delas.

BITH11

A primeira opção dos mais populares é o BITH11, que funciona como um fundo criado e administrado gestora Hashdex com o objetivo de ser uma alternativa de investimento em Bitcoin por meio de um ETF.

Para você entender melhor, ao menos de 95% de todo patrimônio é aplicado em cotas do ETF Hashdex Nasdaq Bitcoin.

Um fundo listado no exterior e que replica o desempenho do índice Nasdaq Bitcoin Reference Price. O investimento dele é exclusivo em Bitcoin, assim a pessoa ganha com a valorização da criptomoeda.

Isso acontece mesmo que a pessoa não tenha adquirido um Bitcoin diretamente. Vamos ver abaixo outra opção muito popular.

ETHE11

Dedicado ao Etherum (Imagem: Investidor)

O ETHE11 é outra opção também gerenciado pelo Hashdex, e é muito semelhante ao que já vimos. Porém a valorização desse segue a criptomoeda Ethereum.

Nele a politica de investimento do mostra que 95% do patrimônio é aplicado no Hashdex Nasdaq Ethereum. Como já dito, o foco dele é a compra do Ethereum seguindo de perto a sua valorização.

O objetivo do ETHE11 é seguir de perto o Nasdaq Ethereum Reference Price, um índice também da Bolsa americana Nasdaq que mede o desempenho geral do Ethereum.

HASH11

Ele possui uma série de moedas digitais (Imagem: Infomoney)

O HASH11 é um dos maiores em negociação, e no Brasil ele possui termos de patrimônio líquido e foi o primeiro a chegar por aqui.

O objetivo dele é seguir de perto o desempenho do índice Nasdaq Crypto Index. Assim como nos anteriores, o gestor do HASH11 investe o patrimônio do Fundo em cotas do ETF Hashdex Nasdaq Crypto Index, também negociado no exterior.

Diferente dos outros, ele não foca somente em uma criptomoeda, mas em várias, veja algumas delas: Bitcoin (63,3%), Ethereum (33%), Litecoin (1,00%), Chainlink (0,80%), Bitcoin Cash: (0,50%), Uniswap (0,50%) e Stellar Lumens (0,40%).

Essa é uma das melhores opções para investimentos em várias moedas, de maneira barata dentro dos padrões.

Como investir nas ETFs de criptomoedas?

Agora que vimos as principais opções e as mais conhecidas, principalmente no mercado brasileiro, veja os passos que você deve tomar antes de investir.

  1. Defina seus objetivos por alinhar o seu investimento e definir objetivos de curto e longo prazo refente as moedas digitais.
  2. Defina seu perfil de investidor, ao aplicar o investimento você deve estar em coerência com seu perfil de investidor e tolerância ao risco que existe.
  3. Abra uma conta em uma corretora, obviamente para seguir com todo o processo é necessário ter uma conta em uma corretora para gerenciar e suas aplicações.
  4. Procure o que for melhor para você, nesse artigo vimos somente as opções mais populares do mercado brasileiro, mas você pode buscar por outras e ver qual se adequa mais ao seu perfil.
  5. Por fim configure e confirme o processo, para isso será necessário ajustar a quantidade de cotas, verificar o valor total, ter certeza do que você está fazendo e confirmar o investimento.

Esses cinco passos são essenciais principalmente se você está começando nesse admirável mundo novo. Agora diga para nós, você conseguiu entender como funciona e quais os benefícios dessa forma de investimento?

Teve dúvidas ou dificuldade em entender alguma parte de todo o processo que vimos? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos esse artigo, para ajudá-los a conhecer mais desse mundo financeiro.

 

Sair da versão mobile