Durante a MWC (Mobile World Congress) deste ano, que aconteceu entre os dias 25 e 28 de fevereiro, a Samsung oficializou seu primeiro smartphone dobrável: o Galaxy Fold. Além do fato de ser dobrável, ele traz o que a sul-coreana pode oferecer de melhor aos seus clientes, como processador de alto desempenho, grande quantidade de armazenamento interno e câmeras triplas, por exemplo.
As vendas do Galaxy Fold devem ser iniciadas no final deste mês em alguns mercados. O Brasil está na lista de países que receberão o smartphone dobrável da Samsung, já que o dispositivo foi visto no site da Anatel. No entanto, ainda há informações sobre a real data de lançamento.
Por mais que o dispositivo não esteja disponível para o público, existe um grupo seleto de pessoas que já estão testando o Galaxy Fold, como alguns jornalistas e Youtubers de tecnologia. Porém, após alguns dias de uso, muitos deles não estão satisfeitos com a qualidade do novo top de linha dobrável da Samsung.
Os relatos são os mais diversos: Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, disse que a unidade disponibilizada pela Samsung se tornou inutilizável após dois dias de uso, enquanto que Steve Kovach, da CNBC, revelou que a tela do aparelho começou a piscar aleatoriamente. O Youtuber Marques Brownlee também enfrentou problemas no display do Galaxy Fold após remover uma espécia de “película” da tela. De acordo com a empresa, essa proteção não deve ser removida, mas aparentemente, nada foi dito para os testadores.
Leia também:
Em resposta a tudo isso, a Samsung se pronunciou dizendo que “inspecionará minuciosamente as unidades defeituosas para determinar a causa do problema”. Antes de mais nada, vale lembrar que todos esses dispositivos são unidades de teste. Portanto, espera-se que a gigante sul-coreana corrija os defeitos relatados antes das vendas serem iniciadas.
De qualquer forma, é bastante desanimador vermos que um dispositivo que custa tão caro, mais precisamente US$ 1.980 (R$ 7.800), está apresentando problemas na tela após poucos dias de uso. Isso certamente deve “manchar” um pouco a reputação da Samsung, podendo afetar negativamente as vendas do Galaxy Fold. Afinal, após esses relatos, muitos possíveis consumidores devem ficar com “um pé atrás” em investir tanto dinheiro neste smartphone, que para alguns ainda parece um protótipo.
O mercado de aparelhos dobráveis ainda está começando e, atualmente, o Huawei Mate X é o principal concorrente do Galaxy Fold. O primeiro dobrável da Huawei tem sido considerado superior ao da Samsung, pois, de fato, parece um dispositivo futurista e mais completo, deixando de lado qualquer dobradura para movimentar a tela, por exemplo.
Ainda assim, ao contrário do Galaxy Fold, o Mate X não foi disponibilizado para testes, então não sabemos como é o desempenho deste modelo no dia a dia, podendo apresentar problemas semelhantes ao concorrente assim que chegar ao mercado, afinal, estamos falando de novas tecnologias.
No entanto, esperamos que isso não aconteça, principalmente aqui no Brasil, pois ambos devem ser vendidos em solo brasileiro, e levando em consideração que o preço será bem maior por conta dos impostos, investir uma pequena fortuna em um dispositivo dobrável para saber que ele veio com defeito não é nada bom. De acordo com a Samsung, as vendas oficiais do Galaxy Fold começam em 26 de abril.
Via: GizMoChina