Agora é oficial: O Symbian está morto! A Nokia hoje pela manhã, divulgou os resultados do último trimestre de 2012 e aproveitou para falar um pouco do futuro da companhia. A partir de agora, ela apenas vai produzir aparelhos com Windows Phone, que venderam mais de 4,5 milhões de unidades só no último trimestre de 2013 e decretou oficialmente, o fim do Symbian.
“Durante a transição para o Windows Phone em 2012, nós continuamos produzindo aparelhos com Symbian” escreveu a companhia. “O Nokia 808 PureView, um aparelho que demostra nossas capacidades de imagem e que veio ao mercado no meio de 2012, será o último aparelho com Symbian da Nokia”
O Nokia 808 PureView vendeu 2,2 milhões de unidades, no último trimestre de 2012, menos da metade da venda do Lumia, com Windows Phone. Ao que tudo indica, os planos da Nokia em abandonar de vez o Symbian e partir para o Windows Phone estão dando certo, parte pelas baixas vendas dos aparelhos com Symbian e parte pela expansão e aceitação do Windows Phone no mercado.
Nota do editor-chefe André
É triste ouvir isso. Assim como eu, muitos outros amigos blogueiros da área mobile só começaram a “carreira” graças ao Symbian. O próprio tekimobile surgiu como repositório de dicas para o Symbian lá no começo de 2009. Coincidentemente, depois de 4 anos, essa semana desativei um dos meus primeiro blogs, o S60aplicativos, justamente por não ter o que falar e ter audiência insignificante.
- Microsoft apresenta mini PC com Windows 365 Link para empresas
- EUA quer forçar Google a Vender o Chrome
- Xiaomi 15 Ultra e a comunicação por satélite Beidou em foco
Meu ingresso no mundo dos smartphones aconteceu 8 anos atrás com o Nokia N70. Nessa época ninguém sequer ameaçava a Nokia e seu Symbian. O mais próximo que tínhamos de qualidade e usabilidade era a linha Palm. Depois passei para um 6680 e N73. Dai em 2007 teve início a era dos “câmeras phones” iniciada com o chamado “computador de mão” N95, obviamente logo comprei um. Depois dele ganhei da Nokia um N97, mas esse foi o pior smartphone que já tive, e depois abandonei de vez o sistema.
Mas tudo que começa tem que ter um fim. Ainda o considero o sistema mais bem sucedido da história, ele inventou o conceito de smartphone que temos hoje em termos de funcionalidades, já que em termos de design foi o iPhone. Atualmente o Android é o principal sistema que existe, o mais completo, mas a verdade tem que ser dita: o Android não revolucionou nada, ele apenas melhorou as coisas. O Google pegou o melhor de dois mundos: funcionalidades do Symbian com interface do iPhone.
Symbian: descanse em paz. Agora só resta a Nokia apostar todas as suas fichas no Windows Phone 8. A permanência no mundo dos smartphones depende disso. Que a força esteja contigo Nokia!