Android 12 tem mudanças radicais no visual e com mais segurança

Na Google I/O o novo Android 12 foi anunciado, com muitas funcionalidades e grandes mudanças, vamos ver nesse artigo brevemente os detalhes do que foi anunciado
Avatar de Nalbert Gomes
18/05/2021 às 15:44 | Atualizado há 3 anos
Na imagem de capa vemos uma arte sobre o Android 12

Anunciado hoje (18) na Google I/O 2021, o Android 12 chega com muitas novidades e remodelações. Com um visual limpo e widgets com mais informações, o novo sistema operacional vem também com outros recursos. Além da remodelação da barra de notificação vemos algumas mudanças nos widgets e nos controle de volume e brilho. Vamos ver um pouco mais em detalhes, sobre tudo que foi anunciado.

Android 12: Design e Funcionalidades

Com um novo visual focado na individualidade e em deixar com seu gosto, foi anunciado o novo Material You. Ao observar o novo visual vemos um novo indicador de notificações em formato de pílula. Além disso o novo design permite você escolher a sua cor e os seus detalhes.

Vemos o novo visual do widget  chamado Conversas, que reúne mensagem não lidas, ligações perdidas entre outros. Também vimos uma nova tela de bloqueio, com um formato mais limpo e que exibe as notificações á direita da tela. O tamanho relógio está maior e a funcionalidade da tela se ativar com as notificações continua. Além disso todo o sistema adapta as cores do seu papel de parede.

Icone de notificação em formato de pilula

Outra coisa interessante é a nova funcionalidade de widgets empilhados que permite o usuário rolar entre widgets que ocupam o mesmo espaço na tela. Isso melhora a experiência do usuário, e se assemelha um pouco com o iOS 14. Ao observar a nova aparência do Android 12, podemos concluir que a Google está oferecendo ao usuário a capacidade de ajustar o sistema operacional ao seu gosto. Permitindo que o funcionário crie seu design.

android 12

Na barra de notificação novidades como o Google Pay e o controle de dispositivo foi inserido, além de um novo visual para a Google Assistente também foi mostrado. O novo sistema garante menos utilização do processador do celular, o que é uma grande alivio para alguns celulares.

Vemos muitas opções de aplicativos em formato de balão na tela, e ajustes que o próprio usuário poderá fazer para colocar o que deseja, aonde deseja. E é incrível notar que tudo isso foi feito, mantendo o mesmo visual limpo, que os usuários gostam muito. Nos vídeos que foram apresentados, foi mostrado muita fluidez no novo sistema operacional. Isso é algo muito bom e mostra um grande salto do Android 11 para o 12. O novo visual chegará no meio do ano para dispositivos Google e outros aplicativos.

Câmera e Mais

Uma mudança no Android 12 é a tela de abertura dos aplicativos, sendo exibido uma animação de abertura. Isso é feito para tornar o fluxo mais agradável. Existe a possibilidade de alterar a cor e o ícone do aplicativo nessa tela de abertura. Algumas coisas da barra de notificações apresentam bordas mais arredondadas, e algumas aparências muito semelhantes aos celulares da Apple.

As câmeras do Android, agora vão se adaptar, usando toda sua potência. Recursos adicionais, como modo HDR e modo noturno vão ficar mais fáceis de ser acessados pelos desenvolvedores. E assim os aplicativos vão usar melhor a câmera do Android. Novas APIs permitem combinar pixels e combinam mais luzes nas fotos.

Segurança e Privacidade

Privacidade android 12

Quando o assunto é privacidade, o novo Android, não vai permitir que qualquer aplicativo acesse sua câmera e microfone. Uma das novidades é o painel para limitar e monitorar o acesso à câmera, microfone, e outras coisas. Sendo assim ele vai denunciar para você a ação e o acesso de todos os aplicativos, e você mesmo poderá gerenciar todas as coisas. O Android vai te avisar com uma notificação discreta, o que o aplicativo esta usando

O novo painel vai mostrar tudo que foi usado nas ultimas 24 horas, e mostrará o que foi usado. O usuário vai conseguir revogar as permissões dadas e assim analisar cada situação. Com esses novos recursos, você poderá se preocupar menos em ser vigiado. Além disso o fato de você gerenciar as permissões e saber o que foi acessado, vai aumentar a sua segurança, evitando acessos inapropriados.

Finalizando

Com certeza, vimos muitas novidades do Android 12. Agora que já sabemos um pouco sobre tudo o que ele vai oferecer, basta nós esperarmos para sabermos se o novo Android vai estar disponível para o nosso celular. O primeiro beta já vai estar disponível para alguns celular hoje mesmo. Gostou das novidades que foram apresentadas? Diga nos comentários.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ