Apple decreta a morte do iPod

Depois de mais de 20 anos de existência, o precursor do iPhone chega ao fim em sua já antiga sétima geração
Avatar de André Luiz
10/05/2022 às 16:36 | Atualizado há 2 anos
Apple decreta a morte do iPod 1

A Apple anunciou que está descontinuando o iPod Touch, o último modelo restante em sua linha de produtos de música portáteis. Em um post de notícias nessa terça-feira, a empresa diz que venderá o estoque atual “enquanto durarem os suprimentos”.

Embora a Apple possa ter feito players de música dedicados, a empresa diz que “o espírito do iPod vive” em todos os seus dispositivos que reproduzem música, como o iPhone, iPad e HomePod Mini.

A morte do iPod Touch marca o fim de uma era. Como a Apple observa, ele introduziu o primeiro iPod “há mais de 20 anos”. O modelo original equipado com FireWire atuava como apenas um player de música portátil, e a Apple fez modelos que eram praticamente exclusivamente para ouvir áudio até 2017, quando descontinuou o iPod Nano e Shuffle.

Embora o iPod Touch tenha sido abraçado por alguns entusiastas do iPod como o novo tocador de música clássico, ele também encontrou um lugar no coração daqueles que queriam uma experiência semelhante ao iPhone, mas não precisavam de um telefone.

Enquanto o iPod Touch tem seus fãs, a escrita está na parede há algum tempo. O iPod Touch de sétima geração que foi descontinuado hoje foi anunciado em 2019. Enquanto o iPhone 11 seria lançado ainda naquele ano, o touch 2019 tinha o mesmo processador A10 do iPhone 7.

É difícil culpar a empresa por isso. A maioria das pessoas não está particularmente interessada em carregar um segundo dispositivo que faça algo que seu smartphone é perfeitamente capaz, é algo o que aconteceu com as câmeras point-shoots, raridades hoje em dia.

Tony Fadell, um dos desenvolvedores do iPod original, mencionou em uma entrevista ao The Verge que a equipe do iPod sabia que o iPhone iria substituir os players de música dedicados. Afinal, eles estavam praticamente entrando no mercado de smartphones, já que telefonar cada vez mais vai ficando em desuso, dando lugar para mensageiros que fazem ligações de áudio e vídeo, ou seja, um iTouch poderia substituir um iPhone, pela metade do preço.

A Apple não via isso como um problema, de acordo com Fadell. “Na Apple, todas as coisas que foram tentadas – pelo menos sob Steve Jobs – precisavam ser lançadas porque eram existenciais. Você não poderia deixar de fazer o iPhone bem sucedido porque você estava canibalizando o negócio do iPod.”

Embora o iPod possa desaparecer em breve das prateleiras das lojas, é difícil acabar completamente com algo tão icônico. Provavelmente continuaremos a ver projetos de modificação do iPod de entusiastas ou experiências web projetados para evocar nostalgia para a era dos músicos dedicados. A

Apple não inventou o mercado para eles, mas os levou à popularidade — agora, a tocha foi passada para empresas como Sony e Fiio para manter o legado vivo para os entusiastas da música hardcore.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ