As câmeras sempre são os diferencias em dispositivos Apple. Durante o lançamento do Phone 13, a empresa disse que “ele possui sistema de câmera dupla mais avançado de todos os tempos”, se referindo aos novos modelos. E sobre o 13 Pro e o Pro Max ela disse “nossas três câmeras mais poderosas de todos os tempos”. Ela sempre diz isso, mas dessa verde realmente são.
- iPhone 13 Pro é 55% mais rápido que o 12 Pro, revela teste
- iPhone 13 Pro traz tela de 120 Hz, 1 TB de armazenamento e custa R$ 15,5 mil
Câmeras do iPhone 13 realmente impressionam
Esse ano a Apple realmente fez um grande avanço em hardware com suas câmeras. Os novos modelos tiveram um aumento do tamanho do sensor da câmera principal em anos, a última vez que isso aconteceu foi com o iPhone XS e XR em 2018.
A abertura da lente é o que determina a quantidade de luz que a câmera captura, quanto mais luz, menos ruído e menos desfoque. Pelos sensores deles serem maiores a disposição das câmeras agora é organizada na diagonal.
Além dessa novidade, foi adicionada a estabilização ótica de imagem por deslocamento de sensor. A Apple deixou claro que o novo modelo captura 47% mais luz que o modelo anterior.
O 13 Pro e o Pro Max têm um sensor primário ainda maior e uma lente com abertura de f/1.5 que captura 2,2 vezes mais luz do que antes. O tamanho em si do sensor não foi especificado, mas o tamanho do pixel é de 1,9 μm, sendo o maior do que qualquer celular moderno. Sobre a lente ultrawide não foi dado muitos detalhes.
A lente ultrawide teve a abertura aumentada para f/1.8 uma melhoria de 92% na capacidade de coleta de luz. Além disso, ele também tem função macro, recurso bastante usado pela Motorola.
Sobre a lente telefoto, a Apple aumentou sua distância focal equivalente para 77 mm, ou três vezes mais do que a câmera principal. A telefoto do iPhone 12 Pro oferecia zoom de 2x, enquanto o 12 Pro Max tinha um zoom de 2,5x.
Se você quiser enquadrar algo com zoom 2x, o 13 Pro precisará cortar a partir da câmera principal, reduzindo a qualidade da imagem. Pela primeira vez a lente telefoto possui modo noturno.
Ela vence o Android?
Ao comparar com a concorrência a diferença não é grande. Os grandes pixels de 1,9 μm são dignos de nota, mas a maioria dos fabricantes de telefones Android tem priorizado sensores grandes de alta resolução em vez do tamanho de pixel puro.
O Xiaomi Mi 11 Ultra da Xiaomi, por exemplo, tem um enorme sensor de 50 megapixels com pixels de 1,4 μm, o que significa que tem uma capacidade decente de coleta de luz mesmo quando filmado em resolução nativa sem agrupar os pixels.
Uma tecnologia interessante e diferente que foi mostrada e falada é o Smart HDR 4, que é capaz de ajustar individualmente a exposição para várias pessoas no quadro, mas teremos que ver os telefones por nós mesmos para saber que tipo de diferença isso faz.
Na questão de vídeos, o grande destaque foi o seu modo Cinematográfico, que permite ajustar seletivamente o foco e a profundidade de campo durante o pós-processamento, como o modo Retrato para fotos. Já o 13 Pro, permite gravar e editar vídeo no codec ProRes da Apple no próprio telefone, ou você pode exportar o arquivo ProRes para o Final Cut Pro em um Mac.
É tudo isso mesmo?
O iPhone é um aparelho muito bom e com muitas mudanças. Vimos que de fato a Apple falou a verdade, pois as mudanças são incríveis.