A Apple lançou novos iPhones, finalmente o novo iPad Mini, novos Apple Watchs e até novas séries para o Apple TV+. Porém, embora um iPhone seja sempre algo legal de ser ver, é no próximo evento da Apple que veremos realmente empolgante: o chip M1X.
- Siri fica turbinada no iOS 15 sem precisar de internet
- ‘iPhone 15’ terá Touch ID na tela e ‘iPhone Fold’ chega em 2024, diz analista
É hora do Mac ganhar os holofotes e, independentemente dos detalhes precisos desse evento ainda não anunciado, sabemos que será impressionante – ainda mais do que o iPhone 13. Aqui estão três razões para isso.
O próximo chip M-Series da Apple
Quando a Apple revelou seu primeiro chip para computadores, o M1, ela colocou a indústria em alerta. Seu desempenho surpreendeu a todos e deixou a Intel sem esperança de recuperar o atraso. E sua eficiência de energia é tão boa que, ao usar um MacBook Air ou um MacBook Pro de 13 polegadas por algumas horas e verificar a vida útil da bateria, você realmente fica surpreso.
Mas isso foi há cerca de dez meses e a emoção do M1 se foi – ainda é muito rápido e eficiente, mas a impressão que deixou na indústria se dissipou. O boato é que os novos MacBook Pros de 14 e 16 polegadas trarão o que vem por aí na Série M com o que poderia ser chamado de M1X.
- iOS 18.2 beta 4 chega com novidades; veja o que mudou
- Apple está desenvolvendo o novo LLM Siri para iOS 19 e macOS 16
- iPhone mais popular: descubra qual modelo lidera as vendas
Com o M1X, podemos ver como a Apple pode melhorar sua oferta inicial de SoC – melhor ainda, o M1X nos dará mais uma ideia do que pode estar guardado nos SoCs depois dele, aqueles para o iMac topo de linha e Mac Pro.
O chip A15 do iPhone, por outro lado, nem parece ser tão diferente do A14. Queremos que a emoção volte, e o M1X pode fazer isso.
Evolução da linha Mac
Antes da introdução do M1, a linha de Mac em geral era bem obsoleta. A última grande atualização de um Mac foi em 2019 com o Mac Pro (uma máquina que a maioria de nós não pode pagar, especialmente no Brasil), e algumas semanas antes foi o MacBook Pro de 16 polegadas que substituiu o modelo de 15 polegadas. Mas, fora isso, os Macs permaneceram os mesmos por vários anos.
É hora de algumas mudanças menores (pelo menos) no design industrial do Mac. Ele começará com a introdução dos MacBook Pros de 14 e 16 polegadas, que podem apresentar mais portas, um slot para cartão SD, telas mini-LED, atualização de câmera FaceTime, e talvez até a devolução de um adaptador de força magnética.
Também poderemos ver o novo Mac mini no próximo evento da Apple. Relatórios dizem que ele terá um design mais fino e um novo case, bem como portas Thunderbolt 4 / USB e um plugue adaptador de alimentação magnético semelhante ao do iMac de 24 polegadas. A Apple jogou pelo seguro com o iPhone 13, mantendo o mesmo design básico do iPhone 12, mas o novo MacBook pode trazer o design revolucionário que esperamos da Apple.
A Apple costumava liderar com seus designs industriais, mas ela estagnou e os fabricantes de PCs a alcançaram. Com o lançamento do IMac de 24 polegadas, A Apple mostrou que está pronta para começar a inovar novamente. O próximo evento do Mac ajudará a Apple a ganhar impulso nesse sentido.
macOS Monterey e a série M
Um novo design do Mac é bom, mas o que há por dentro sempre é o que chama a atenção. A Apple elogiou os recursos de seu próximo sistema operacional Mac, macOS Monterey, em junho passado na WWDC. Vários de seus recursos não funcionarão em Macs baseados em Intel e requerem chip da Apple. Esses não são recursos secundários; esses são os principais recursos que os usuários farão bom uso. Eles incluem:
- Controle universal, que permite usar o teclado e o mouse do Mac para controlar um iPad.
- Texto ao Vivo, onde agora você pode selecionar o texto em uma foto, copiá-lo e colá-lo em um documento ou pode pesquisar o texto selecionado no Google Maps ou na web, como no iOS 15.
- Um globo 3D interativo, juntamente com paisagens urbanas detalhadas no Maps.
- Modo retrato FaceTime.
O principal motivo pelo qual esses recursos não estarão disponíveis em Macs Intel é porque eles exigem o mecanismo neural integrado ao chip da Apple. As atualizações recentes do macOS mal parecem incrementais em suas atualizações, mas o Neural Engine e o Monterey podem ser o início de uma onda de mais recursos que fornecem ferramentas significativas para aumentar sua produtividade.
Enquanto a Apple repassava as principais atualizações e recursos do Siri, como uma tela sempre ativa no iPhone 13, o próximo evento da Apple poderia destacar o poder inexplorado do Mac e mostrar como, mesmo depois de todos esses anos, ele ainda pode aprender alguns truques novos. E talvez até roube os holofotes.