Data de lançamento, especificações e dispositivos da Intel Tiger Lake (11ª geração)

Avatar de Redação
22/09/2020 às 12:56 | Atualizado há 4 anos
Image: Intel

Apesar da concorrência acirrada da AMD e, mais recentemente, da Qualcomm, a Intel permanece líder de mercado quando se trata de processadores para laptop.

Sua linha de Core está entre as mais populares, com chips ‘Ice Lake’ de 2019 que podem ser encontrados em uma ampla variedade de dispositivos como Microsoft, Dell e Acer.

Uma nova 11ª geração, conhecida como ‘Tiger Lake’, foi lançada oficialmente em setembro de 2020, prometendo grandes avanços em relação ao seu antecessor. Aqui está tudo o que você precisa saber.

Data de lançamento do Intel Tiger Lake

A Intel revelou inicialmente Tiger Lake na CES em janeiro de 2020, mas não foi até 2 de setembro que foi lançado oficialmente.

Os chips são projetados para serem integrados em designs de laptops futuros, portanto, não estarão à venda como componentes independentes. Ir direto para os OEMs significa que não há uma data de lançamento fixa.

Preço Intel Tiger Lake

Como mencionado acima, os chips não estarão disponíveis para compra a menos que você compre um laptop que tenha um integrado. O preço que você vai pagar depende, portanto, de qual dispositivo você escolhe e quão poderoso você deseja que ele seja.

Dispositivos Intel Tiger Lake

A primeira onda de dispositivos movidos a Tiger Lake foi anunciada na IFA 2020, incluindo o Samsung Galaxy Book Flex 5G e o Acer Swift 5 e Swift 3. Uma ampla gama de laptops executando CPUs de 11ª geração são esperados antes do final de 2020.

No futuro, espere que muitos dos principais fabricantes usem chipsets Tiger Lake em seus próximos laptops, especialmente aqueles com ênfase na portabilidade. Na verdade, quase todas as entradas em nosso gráfico de melhor laptop têm opções para processadores Intel Core, e não esperamos que isso mude com o lançamento de 2021.

A Intel afirma que mais de 150 designs estão em desenvolvimento, com o Galaxy Book Flex 5G um dos 20 qualificados para a nova plataforma Evo da empresa.

Especificações da Intel Tiger Lake

YouTube video

Apesar de ser baseado no mesmo processo de fabricação de 10nm + das duas últimas gerações de chips Intel Core, Tiger Lake está definido para fornecer melhorias significativas.

O layout do chip foi redesenhado, o que, segundo a Intel, proporcionará melhorias na eficiência de energia e no desempenho bruto. A empresa afirma que o Tiger Lake acelera 20% mais rápido para tarefas de “produtividade de escritório” e 20% mais “potência do sistema”.

Este último esperava ajudar a entregar melhorias na duração da bateria, um dos critérios-chave na Plataforma Evo mencionada. Além de incluir um chipset Tiger Lake, os dispositivos qualificados também devem atingir um limite de desempenho especificado, ativar instantaneamente e fornecer pelo menos 9 horas de vida útil da bateria “no mundo real”.

A Intel manteve os 4 núcleos e 8 threads que vimos nos últimos anos, priorizando um aumento na velocidade do clock. Os aumentos se tornam mais perceptíveis à medida que você avança pelas camadas, com o novo Core i7-1185G7 oferecendo até 4,8 GHz em comparação com 3,9 GHz no i7-1065G7 do ano passado.

A maioria dos novos chips Tiger Lake também virá com uma das novas placas de vídeo Xe da Intel embutida. A empresa afirma que isso dobrará o desempenho em comparação com os gráficos Gen11 do ano passado.

Por último, mas não menos importante, Tiger Lake oferecerá suporte ao Thunderbolt 4. É a primeira plataforma desse tipo a oferecer suporte à nova tecnologia, que permite a transferência rápida de arquivos e a capacidade de produzir até 8K ou quatro monitores 4K de uma vez.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ