Google Chrome 101 ganha opção de notas nas senhas salvas

O usuário pode "colar" etiquetas de notas com informações mais detalhadas em cada senha salva no Google Chrome
Avatar de André Luiz
02/05/2022 às 16:27 | Atualizado há 2 anos
Aprenda a atualizar o Google Chrome

O Google anunciou hoje a chegada do novo Chrome 101. Em contraste com o Chrome 100 anunciado no mês passado, o 101 parece que será uma atualização muito menor, principalmente consistindo de mudanças mais internas direcionadas para desenvolvedores — mesmo assim há algumas novidades interessantes que valem a pena citar.

O Chrome 101 adiciona notas a senhas salvas em desktops

Uma das poucas mudanças voltadas para o usuário que vimos no Chrome 101 vem na forma de um novo experimento para o gerenciador de senhas incorporado do navegador em desktops.

Quando você habilitar a flag chrome://flags/#password-notes e reinicia seu navegador, você terá a opção de adicionar notas às senhas salvas. Isso permite que você anote contextos ou detalhes adicionais, como quando você alterou a senha, quando você criou a conta ou responde por perguntas de segurança.

Chrome 101 traz melhorias para economia de grupo de guias em desktops

Google Chrome 101 ganha opção de notas nas senhas salvas 4
Imagem/reprodução: AndroidPolice

Grupos de guias são um recurso de produtividade puro que ajuda você a manter diferentes sites separados um do outro enquanto você está pesquisando um tópico ou enquanto você está fazendo compras, mas até agora, não foi possível apenas salvar um grupo e ser feito com ele por um tempo até que você queira voltar para ele.

O Chrome 101 está procurando mudar isso com uma nova flag que está atualmente em testes: chrome://flags/#tab-groups-save. Quando ativado, você pode salvar grupos de guias atualmente abertos na sua barra de marcadores, oferecendo acesso rápido sem a necessidade de deixar os sites abertos e ocupando aquela preciosa memória RAM.

Chrome 101 traz mais melhorias na interface de downloads

Google Chrome 101 ganha opção de notas nas senhas salvas 5
Imagem/reprodução: Android Police

O Chrome está trabalhando em um fluxo de trabalho de downloads redesenhado que está mais alinhado com outros navegadores, como o Edge. Em vez de despejar arquivos baixados em uma barra na parte inferior, o Chrome irá colocá-los em um menu à direita da barra de endereços no futuro.

Agora é possível ver o progresso em downloads individualmente, e você pode clicar com o botão direito dos itens para mais ações, como abri-los ou parar um download. Isso tudo ainda está escondido atrás da flag chrome://flags/#download-bubble, então ainda está funcionando.

Outras mudanças

Outras atualizações foram feitas nos bastidores. O Chrome 101 envia uma opção para sites esquecerem dispositivos USB previamente conectados. Isso oferece uma solução para longas listas de dispositivos antigos e não mais relevantes de entupir o fluxo de trabalho.

Há também uma nova opção para sites incorrerem na altura de uma janela, como para otimizar algoritmos de carregamento. Além disso, os desenvolvedores podem aproveitar as novas Dicas prioritárias, que permitem ver qual dos recursos de um site o navegador de um usuário prioriza atualmente. Dessa forma, eles têm melhor controle sobre quais peças carregar em que ordem.

Você pode baixar o Chrome 101 no site do Google para o seu desktop. No Android, ele está disponível na Play Store, mas se ele ainda não chegou lá, você também pode obtê-lo no APK Mirror.

Com informações do AndroidPolice

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ