Kombi elétrica chega em julho na Europa com design retrô

Modelo contará com 5 lugares e terá zero emissão de carbono
Avatar de André Luiz
16/03/2022 às 11:00 | Atualizado há 2 anos
Kombi elétrica chega em julho na Europa com design retrô 1

Após décadas, um ícone está voltando. A Volkswagen anunciou na ontem, 15, a volta da saudosa Kombi, agora totalmente elétrica e batizada de VW ID Buzz Electric Microbus.

A nova Kombi elétrica será vendida na Europa a partir de julho. A ID Buzz marca os 50 anos do lançamento da primeira Kombi.

A ID Buzz usará a plataforma modular MEB e terá até 4,71 metros de cumprimento, 1,937 metros de altura, 2.988 metros de distância entre eixos e 1,985 metros de largura com até cinco passageiros. Uma versão de carga também está programada.

lateral da kombi elétrica
Imagem: divulgação/Volkswagen

A longa distância entre eixos resulta em um espaço generoso dentro da cabine. Porém, por enquanto, quem espera ver um Kombi com três fileiras de lugares, não será dessa vez.

Ela terá apenas duas fileiras de lugares, o que significa cinco lugares como padrão, embora uma configuração seis lugares será disponibilizada posteriormente.

Bancos traseiras da Kombi elétrica
Imagem: divulgação/Volkswagen

Quando chegar nos EUA, em 2023, é esperada uma versão ainda maior e tradicional, com até três fileiras e sete lugares. O espaço de armazenamento na parte traseira é de até 39,6 pés cúbicos, graças aos bancos traseiros com divisão 40:60.

No momento, apenas uma configuração foi anunciada para o ID.Buzz (mais virão a partir de 2023). Consiste em uma bateria de 82 quilowatts-hora no piso e um único motor elétrico com cerca de 204 cavalos e velocidade máxima de 144 Km/h. Ele tem bateria capaz de armazenar até 77 kWh de energia, proporcionando autonomia máxima de 520 km.

painel da kombi elétrica
Imagem: divulgação/Volkswagen

A VW não mencionou um intervalo, mas disse que o carregamento de 5 a 80% levará apenas 30 minutos usando um carregador rápido DC. A montadora também disse que as versões europeias também permitirão o carregamento bidirecional.

O design é moderno, mas as influências retrô são difíceis de ignorar. Por exemplo, o logotipo da VW na frente é muito maior do que em qualquer modelo atual, como um aceno para o modelo original. Também não falta o motivo exclusivo em forma de V na frente, que foi esticado no ID.Buzz.

kombi elétrica frente
Imagem: divulgação/Volkswagen

Preços da Kombi elétrica ID Buzz

Os preços ainda não foram divulgados. A pré-venda do modelo começará em maio com previsão de entrega para julho, na Europa e Reino Unido. Nos EUA ainda não há uma data confirmada.

Rumores indicam que os preços começarão em torno dos US $ 40 mil (R$ 205 mil) para o modelo de entrada e US $ 60 mil (R$ 308 mil) para os mais caros.

Kombi elétrica ID.Buzz terá direção autônoma

A nova ID.Buzz da Volkswagen está programado para chegar nos EUA em 2023, já foi confirmado que ela terá um sistema de condução autônoma desenvolvido pela Argo AI, que já foi testado na Alemanha, conforme vídeo abaixo.

YouTube video

O Grupo Volkswagen, que é um dos principais acionistas da Argo AI em conjunto com a Ford, vem testando vans ID.Buzz de condução autônoma na Alemanha desde meados de 2021 e em breve expandirá o programa para mais países.

Os testes nos EUA começarão em 2023, disse a montadora.

Por lá, uma versão para camping também será lançada. Será chamada de California. Uma versão para serviços de táxi também foi confirmada. De fato, o ID.Buzz servirá até em um serviço de táxi autônomo com início em 2025.

O grupo VW planeja lançar seu primeiro serviço comercial usando o sistema de condução autônoma da Argo AI em 2025, inicialmente na cidade alemã de Hamburgo. O serviço será um serviço de táxi automatizado com carona.

Kombi elétrica chega em julho na Europa com design retrô 5
Martin Meiners

A capacidade de condução autônoma em carros particulares está apenas atingindo o Nível 3, que é o primeiro nível onde alguma condução não supervisionada é possível.

A Honda começou a oferecer um sistema nível 3 para rodovias no Japão em 2021, embora o sistema seja extremamente limitado nas condições em que funcionará, particularmente sua faixa de velocidade.

A Mercedes-Benz planeja lançar um sistema de Nível 3 mais capaz na Alemanha este ano e está em processo de busca de permissão para o sistema nos EUA.

Com informações: Motor Authority

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ