Qualcomm anuncia chipset Snapdragon XR2+ Gen 2 para óculos inteligentes com foco em Realidade Mista

Snapdragon XR2+ Gen 2: 4,3K por olho, 12+ câmeras. Experiências imersivas de MR e VR com clareza extraordinária. Transforme sua realidade!
Avatar de André Luiz
04/01/2024 às 16:31 | Atualizado há 4 meses
imagem mostrando um óculos de realidade virtual equipado com o chipset snapdragon xr2

A Qualcomm Technologies divulgou hoje, 4, a nova plataforma Snapdragon® XR2+ Gen 2, um chip que promete proporcionar uma excelente experiência visual de 4,3K a 90 quadros por segundo, ideal para jogos e tarefas profissionais.

Com base nas características do recém-anunciado Snapdragon XR2 Gen 2, a versão aprimorada ‘+’ eleva as experiências em MR e VR a um novo patamar, oferecendo maior frequência de GPU em 15% e de CPU em 20%1. Equipados para suportar 12 ou mais câmeras simultâneas com poderosa IA on-device, os dispositivos com Snapdragon XR2+ Gen 2 conseguem rastrear de forma eficiente o usuário, seus movimentos e o ambiente ao redor, proporcionando navegação sem esforço e experiências incomparáveis que fundem espaços físicos e digitais.

A atualização significativa do XR2 Gen 2, anunciada em setembro de 2023, marca um avanço notável na experiência de realidade mista (XR). O destaque é o suporte para resolução excepcional de até 4,3K por olho, oferecendo visuais impressionantemente claros a uma taxa incrível de 90 quadros por segundo. Essa melhoria é especialmente notável em casos de uso como telas em escala de sala, sobreposições em tamanho real e desktops virtuais.

Imagem ilustrando especificações do processador Snapdragon XR2+ Gen 2!

A Qualcomm elevou o desempenho com um aumento notável de 15% na frequência da GPU e 20% na frequência da CPU. Essa potência adicional não apenas proporciona um desempenho mais suave, mas também impulsiona capacidades avançadas, como o suporte para câmeras simultâneas “12+”, aprimorando o rastreamento de mãos e outros movimentos corporais.

Outras características importantes, como visualização de vídeo colorido em 12 milissegundos e suporte ao Wi-Fi 7, permanecem inalteradas em relação ao XR2 Gen 2. Essas características complementam o notável salto na resolução e desempenho, proporcionando uma experiência XR mais envolvente e imersiva.

Vale destacar que a linha Snapdragon, da Qualcomm, continua a se consolidar como uma escolha proeminente para casos de uso XR, impulsionando tecnologias inovadoras. Ao mesmo tempo, a Qualcomm também atende à crescente demanda por óculos inteligentes voltados para a realidade aumentada (AR). Essa abordagem abrangente solidifica a posição da Qualcomm como uma líder no cenário de tecnologias imersivas.

Além disso, para agilizar o lançamento de produtos pelas OEMs, a Qualcomm Technologies revelou um novo design de referência MR & VR, desenvolvido pela Goertek e apresentando a tecnologia de rastreamento ocular da Tobii. Este design suporta configurações de 3K por olho (Snapdragon XR2 Gen 2) e 4K por olho (Snapdragon XR2+ Gen 2).

Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ