O fim da Apple Silicon chegou hoje

Avatar de André Luiz
01/11/2023 às 19:33 | Atualizado há 4 meses
YouTube video

Parece até filme de Holywood, mas estamos prestes a ter uma revolução nos hardwares para computadores pessoais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Apple quando anunciou os chips Apple Silicon revolucionou o mercado, baseado na arquitetura ARM, os laptops da Apple com esses processadores são extremamente poderosos, superando muitos Desktops gigantes, bem como possuem uma eficiência absurda. Deixando no chinelo os laptops com Windows.

A história por trás do processador Snapdragon Elite X

Mas parece filme o que vou contar agora, olha só, três funcionários da Apple que trabalharam diretamente no projeto do Apple Silicon saíram da empresa há alguns anos atrás e fundaram sua própria empresa chamada Nuvia e até mostraram um chipset ARM para servidores, nada muito além disso.

Porém, em 2021 a gigante Qualcomm comprou essa empresa. Afinal, seria ilegal comprar pessoas, melhor comprar suas ideias.

E na semana passada, a empresa apresenta ao mundo o Snapdragon Elite X: um novo chip baseado em ARM, com 12 núcleos de desempenho e nenhum núcleo de eficiência. Ou seja mirando na Apple.

Em 2024, o Snapdragon Elite X virá para desafiar o M2 da Apple em termos de velocidade, superando-o em alguns cenários. Eles possuem processo de fabricação de 4 nm (contra 5nn da Apple) velocidades de clock mais altas e suporte para Wi-Fi 7.

O novo chip Snapdragon X Elite da Qualcomm é uma verdadeira revolução. Oferece um desempenho 60% maior e consome 65% menos energia em comparação com os chips Intel. E isso não é tudo! Seu próximo chip está programado para ser 50% mais rápido que o M2 da Apple, enquanto consome 30% menos energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - OTZ

É uma verdadeira afronta ao domínio da Apple no mercado. Prepare-se para uma disputa acirrada!

Mas a Apple não se entrega fácil. Coincidentemente em um evento experimental e totalmente fora de época, a Apple anunciou ontem o Apple Silicon M3, 30% mais rápido que o M2. Mas será suficiente?

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ