Nvidia cria tecnologia que transforma 2D em imagens 3D

Software aprende diferentes ângulos a partir de diferentes fotografias, usando Inteligência artificial
Avatar de André Luiz
28/03/2022 às 19:02 | Atualizado há 2 anos

NeRF, ou Neural Radiance Field, é o nome de uma nova tecnologia desenvolvida pela Nvidia capaz de criar cenas 3D a partir de fotografias originalmente tiradas em 2D. O software de inteligência artificial usa algoritmos treinaos, para que consigam aprender a preencher as estruturas tridimensionais, inferindo o seu tamanho, cor, textura e densidade, a partir de uma imagem.

Parece apenas um truque, mas a técnica pode permitir avanços tecnológicos substanciais nas indústrias dos videogames e da condução autónoma. Com apenas alguns segundos, o NeRF consegue gerar uma cena 3D a partir de uma fotografia comum.

A IA também aprender um novo modelo ao mesmo tempo que gera uma cena. Para chegar nesse feito, o computador rodando o softwater usa várias fotografias do mesmo objeto, porém de diferentes ângulos.

Nvidia cria tecnologia que transforma 2D em imagens 3D 5

A NVIDIA explica que o exercício é bem-sucedido, mesmo quando existem elementos obstruídos por outros, como pilares ou peças de mobília, por exemplo. O único defeito que a tecnologia ainda não conseguiu contornar, segundo a empresa, é o desfoque por movimento. Por isso são usados objetos estáticos.

A NVIDIA ainda afirma que a tecnologia funciona com uma única GPU, se necessário, embora recomende o uso de placas mais rápidas com suporte adicional para IA.

Nas melhores condições, a tecnologia pode ser utilizada para treinar robôs e sistemas de condução autónoma a entender a dimensão e forma dos objetos do mundo real. A tecnológica também mostra ser eficaz em softwares de arquitetura, onde pode servir para gerar cenas tridimensionais que podem depois ser editadas durante o processo de desenvolvimento de um edíficio.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ