Poderoso Exynos 1080 de 5 nm da Samsung será lançado dia 12 de novembro

Poderoso chip que, segundo rumores, finalmente será mais potente que o concorrente da Qualcomm, equipará linha S21.
Avatar de Redação
02/11/2020 às 13:00 | Atualizado há 3 anos
samsung exynos generic processor press image

Quer você acredite ou não na noção da Lei de Moore, os chips continuam a ficar menores, mais densamente compactados e mais eficientes, com os mais recentes processos de 5nm já em funcionamento nos smartphones mais recentes da Apple e da Huawei. Agora parece que a Samsung está pronta para lançar sua primeira oferta de 5 nm – o processador Exynos 1080.

Sucessor do Exynos 980 de 8nm – o primeiro SoC da empresa a apresentar um modem 5G integrado – o 1080 é dito para alavancar os mais recentes núcleos de CPU Cortex-A78 da ARM (com freqüência de até 3GHz) e sua nova arquitetura de GPU Mali-G78 também.

A conta Exynos no Weibo, anunciou a chegada do chip, com um evento de lançamento presencial dedicado a acontecer em Xangai, China, em 12 de novembro (com os fãs sendo convidados a participar virtualmente digitalizando o código QR no convite – veja abaixo).

Uma lista de benchmarks AnTuTu separada (novamente, via Weibo) para 1080 também já existe, com uma pontuação de CPU de 181.000; ultrapassando notavelmente produtos como o silício de alta geração atual, como o SoC Snapdragon 865+ da Qualcomm, sem dúvida, capaz.

Apesar de tais números, o Exynos 1080 não é o chipset esperado para alimentar o famoso Galaxy S21 do ano que vem e, em vez disso, é mais provável que faça sua estreia dentro dos próximos smartphones X60 da Vivo (pensados ​​para serem exclusivos da China, inicialmente).

Junto com o 1080, o Vivo X60 está rodando Android 11, ostenta uma tela de alta taxa de atualização de 120 Hz, possui 8GB de RAM LPDDR5 e 512GB de armazenamento UFS 3.1, que coletivamente mostram um aparelho muito ágil e poderoso.

A Qualcomm mencionada também está prestes a lançar um novo chip de 5nm de classe principal no Snapdragon 875, com estreia prevista para o Snapdragon Tech Summit da empresa em dezembro deste ano. O 875, sem dúvida, servirá como o chip alternativo que a Samsung usará em seus próximos dispositivos carro-chefe no lugar de seu próprio silício Exynos (que deve ser o Exynos 2100).

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ