Taiwan Adota Nova Lei para Manter Tecnologia da TSMC no País

Nova lei de Taiwan busca preservar produção de semicondutores avançados no país, evitando transferência tecnológica para o exterior.
Atualizado há 5 horas
Taiwan Adota Nova Lei para Manter Tecnologia da TSMC no País
Taiwan adota nova lei para proteger sua produção de semicondutores avançados. (Imagem/Reprodução: Wccftech)
Resumo da notícia
    • Taiwan aprova nova legislação para proteger a produção de semicondutores de última geração da TSMC.
    • Você poderá perceber um impacto na indústria de tecnologia e semicondutores, com a TSMC mantendo sua produção no país.
    • A mudança poderá garantir que Taiwan continue a liderar o setor de fabricação de chips.
    • A expectativa é que a nova legislação entre em vigor até o final de 2025, influenciando o mercado global de tecnologia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A administração de Taiwan está atenta à expansão global da TSMC, especialmente nos Estados Unidos, e está implementando medidas legais para manter sua tecnologia central no país. A nova legislação visa garantir que a produção de nodes de última geração permaneça exclusiva de Taiwan, protegendo a posição da ilha como líder na fabricação de semicondutores e evitando a Transferência de tecnologia da TSMC para outras nações.

Taiwan Restringe a Produção de Nodes Avançados da TSMC no Exterior

Com a nova administração de Trump 2.0, empresas como a TSMC demonstraram grande interesse nos Estados Unidos, impulsionado pelo compromisso do governo em revitalizar a indústria doméstica de chips. As políticas de Trump, incluindo o uso de tarifas, incentivaram a TSMC a investir mais de US$ 100 bilhões no país. No entanto, essa crescente influência americana preocupou os oficiais de Taiwan, que agora buscam alterar a lei para garantir que a produção da última geração de processos permaneça em Taiwan, em vez de ser transferida para entidades estrangeiras.

De acordo com fontes da mídia taiwanesa, o Artigo 22 do Regulamento de Criação Industrial foi aprovado, com foco principal na retenção de tecnologia essencial. O Premier de Taiwan, Cho Jung-tai, adotou a política “N-1”, permitindo que instalações estrangeiras da TSMC produzam apenas nodes uma geração atrás dos utilizados em Taiwan. Além disso, investimentos estrangeiros de qualquer organização taiwanesa que representem riscos à segurança nacional podem ser completamente bloqueados. A expectativa é que a legislação entre em vigor no final de 2025.

A Nova Postura de Taiwan em Relação à Expansão Internacional da TSMC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anteriormente, Taiwan tinha uma política de tolerância zero em relação à Transferência de tecnologia da TSMC, opondo-se à expansão de empresas domésticas para outros países. Agora, o país parece mais aberto à operação de empresas como a TSMC em nações como os EUA, mas deseja manter a produção de nodes de ponta para assegurar sua posição dominante no mercado de chips. Portanto, a TSMC não deve enfrentar grandes dificuldades operando nos EUA, já que Taiwan mantém o direito de produzir semicondutores “exclusivos”.

As políticas de incentivo para empresas de tecnologia também tem gerado resultados em outros mercados, como no Rio de Janeiro, que busca se consolidar como um hub de dados, conforme noticiado aqui.

Leia também:

Atualmente, a fábrica do Arizona é responsável pela produção de 4nm, mas espera-se que produza até 1.6nm (A16) até 2030. A TSMC também está abrindo novas instalações e um centro de P&D dedicado nos EUA, indicando uma estratégia de longo prazo para suas operações americanas, algo que Taiwan parece aceitar.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via Wccftech

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.