Com apenas uma semana antes do anúncio oficial, ontem imagens e vídeos mostrando o Windows 11 foram vazadas; e perguntas sobre a próxima versão do sistema operacional da Microsoft inundaram a Internet. Alguns usuários provavelmente se perguntarão se eles serão capazes de atualizar para o novo Windows sem pagar nada. O legal é que, provavelmente, o Windows 11 será de graça, desde que esteja usando o Windows 8.
A Microsoft tem sido bastante agressiva em empurrar o Windows 10 há alguns anos, resultando em situações cômicas e embaraçosas. Parte de sua estratégia era disponibilizar o Windows 10 como uma atualização gratuita para usuários de versões mais antigas do Windows pelo menos por um ano ou mais. Parece que ele vai usar a mesma estratégia para o Windows 11 com uma pequena ressalva.
O XDA descobriu as chaves de configuração do produto Windows 11 para usuários do Windows 7 e Windows 8.1. Isso praticamente significa que essas versões serão capazes de aproveitar uma atualização gratuita para o Windows 11 assim que os portões abrirem. Curiosamente, o Windows 8 não está nessa lista, implicando que os usuários terão que atualizar para o Windows 8.1 primeiro antes de atualizar para o Windows 11.
Naturalmente, a atualização também será gratuita para usuários do Windows 10, especialmente porque o Windows 11 não parece mais que uma atualização. Muitas das mudanças vazadas até agora parecem girar em torno do visual do SO, com o Menu Iniciar e o barra de tarefas sendo as maiores mudanças comportamentais.
O Windows 11 está muito parecido com o que o Windows 10X teria sido, mas sem as mudanças arquitetônicas subjacentes. Ele teria facilmente passado para outro lançamento de recurso do Windows 10, e teremos que esperar pelo anúncio oficial da Microsoft para ver por que ele decidiu em um aumento de número de versão.