Não há dúvidas que a Xiaomi se tornou uma gigante dos smartphones. Atualmente ela é a segunda empresa que mais vende, somente 2% atrás da Samsung, a Apple é a terceira colocada. Porém, quando se fala em lucros, a Apple é disparada que mais fatura, ficando com incríveis 75% dos lucros totais de smartphones no mundo todo, 25% na frente da Samsung.
Quem afirma é a empresa de consultoria Counterpoint Research, em uma pesquisa divulgada nessa quinta-feira (14).
A análise realizada pela empresa mensura o segundo trimestre de 2021, porém, esses números devem se consolidar no acumulado do ano. A Xiaomi, inclusive, vendeu mais que a Samsung no trimestre anterior.
Se você acha que a Apple tá aumentando sua receita, basta olhar no gráfico para perceber que, na verdade, os resultados estão caindo. Por exemplo, no quarto trimestre de 2020, as vendas de iPhone geraram um lucro de 86% dentre todos os smartphones, ficando mais de 50% acima da segunda colocada.
Já a Samsung se consolida há anos em segundo lugar com maior receita de mercado, porém, o gráfico mostra que isso pode mudar muito em breve com Xiaomi assumindo sua colocação.
Outra empresa de análise de dados, a Canalys, refletiu os mesmos resultados em julho de 2021. Na pesquisa, a Xiaomi chegou aparece em segundo lugar no market share mundial (números de aparelhos vendidos), com um aumento de 83% quando comparada com o mesmo período anterior. Samsung em segundo e Apple em terceiro completam a mesma tríade.