O papel da tecnologia digital na pandemia

Atualizado há 3 anos
pandemia e tecnologia

Outros destaques

99Moto em São Paulo
iOS 18.3 Calculadora
Marvel Snap troca distribuidora
CapCut volta funcionar EUA
Borrar fachada Google Maps

Em tempos de pandemia, nos quais o isolamento se fez necessário, a tecnologia se mostrou grande aliada de muitas pessoas. O papel desempenhado por esse setor foi de extrema importância para que as pessoas pudessem se adequar à nova realidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escritórios inteiros tiveram que adotar novas medidas, como o home office , para que seus funcionários continuassem trabalhando de casa. Além de outras tantas questões, como aplicativos e ferramentas que facilitaram a vida de muitas pessoas para que não precisassem sair.

Para enfrentar este cenário caótico deixado pela pandemia, a tecnologia se mostrou não mais somente como uma aliada, mas como essencial para a vida de muitas pessoas.

Novos hábitos e mudanças na prestação de serviços

Com o isolamento social, as medidas restritivas aumentaram cada vez mais como forma de conter o vírus. Assim, os hábitos diante desse novo cenário sofreram alterações e, como consequência disso, a demanda por novas formas de realizar ações básicas do dia a dia também passou por mudanças.

Professores e alunos, por exemplo, tiveram que encarar uma nova realidade de estudos bem diferente: o ensino à distância. Assim, as ferramentas online têm auxiliado muito para que esses profissionais consigam ministrar suas aulas mesmo sem a presença física dos alunos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Os novos hábitos também foram sentidos pelas empresas, que tiveram que criar novas formas de contato com seus funcionários para conseguir manter uma boa produtividade e sem grandes perdas.

Eventos culturais, como shows e festas, agora, contam com uma versão totalmente adaptada, e online, através de transmissões ao vivo.

Atendimento médico virtual

Diante das diversas restrições pelas quais a população mundial têm passado, os atendimentos médicos também sofreram mudanças de grande impacto e que vão de acordo com os protocolos exigidos para contenção do vírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um momento de grande dificuldade e pouca disponibilidade de médicos, que estão no enfrentamento da Covid-19, a tecnologia passou a ser uma grande aliada para conseguir contornar situações adversas no setor de saúde.

Entre as mais básicas está o atendimento online. Profissionais da área, para evitar que seus pacientes se encaminhem para os hospitais, nos quais a taxa de contaminação pode ser maior, estão operando através de aplicativos online para conseguir compreender as demandas dos seus pacientes.

A telemedicina se tornou uma opção muito viável em casos controlados e foi liberada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) de forma excepcional ao longo desse período de combate à Covid-19.

Também tem sido uma grande aliada para detecção de pacientes com o próprio vírus, com sintomas leves, para que estes não sejam encaminhados a locais nos quais podem contaminar outras pessoas.

Inteligência Artificial

Já utilizada em diversos setores, inclusive na medicina, a Inteligência Artificial passou por uma adaptação muito grande nesse cenário de pandemia. Por mais que já estivesse sendo utilizada nesse setor, recebeu mais foco nos últimos anos como uma ferramenta essencial.

Em relação à detecção da doença, a Inteligência Artificial vem ajudando aos médicos a identificar, de forma facilitada, pacientes que podem estar infectados com o coronavírus.

Assim, com o auxílio dessa tecnologia, muitos portais que facilitam a triagem desses pacientes foram criados. E não somente isso: ferramentas que são capazes de identificar se o paciente se encontra infectado com a doença a partir de análises de imagens, como raio-x, já são possíveis.

Por mais que essas novas tecnologias, desde as mais simples, como entregas automatizadas, e serviços inteiramente prestados através da internet, é possível notar algumas mudanças que surgiram com a pandemia e certamente permanecerão.

Além do mais, com esse cenário ficou ainda mais evidente quais serão as profissões de maior destaque no futuro, visto que a tecnologia vem se mostrando cada vez mais parte do dia a dia de todos os setores.

Este artigo foi útil? Então não deixe de ler nossas demais publicações!

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.