Você já notou como a bateria do celular parece carregar relativamente rápido até atingir cerca de 80% de carga? Porém, chegar aos 100% leva muito mais tempo. Isso é devido à maneira como as baterias de lítio são tratadas pelo seu dispositivo.
Três estágios de carregamento da bateria do celular
As baterias de lítio têm três estágios de carregamento, cada uma projetada para proteger a bateria em seus estados mais vulneráveis. São elas:
As baterias de lítio têm três estágios de carregamento, cada uma projetada para proteger a bateria em seus estados mais vulneráveis. São elas:
- Pré-carregamento de corrente contínua, também conhecido como “carregamento lento”
- Modo de regulação de corrente contínua
- Modo de regulação constante da tensão
Pré-carregamento
O primeiro estágio se aplica quando a bateria está vazia ou a tensão do celular está abaixo de 3,0 V. A célula deve ser reativada lentamente para proteger contra problemas causados por deixar a bateria por longos períodos em estado descarregado.
A camada passiva da bateria, um escudo protetor que se forma como parte de uma reação química normal, pode precisar se recuperar e o carregamento lento de baixa tensão permite que isso aconteça.
Leia também:
Esta fase de pré-carga normalmente ocorre em torno de 10% da velocidade máxima de carregamento. Isso explica a demora em ligar um smartphone completamente descarregado. Por exemplo, um iPhone descarregado muitas vezes exibirá um símbolo de bateria baixa por alguns minutos antes de ter a tensão necessária para iniciar corretamente.
Durante o estágio de pré-carga a corrente é mantida contínua (mas a uma taxa menor do que o próximo estágio de carregamento) enquanto a tensão aumenta gradualmente.
Carregamento de corrente contínua
Uma vez que a bateria atinja 3.0 V, o telefone começará a carregar gradualmente muito mais rápido. Nesta fase de carregamento, a corrente é definida como uma taxa alta constante, enquanto a tensão é aumentada ao longo do tempo. É quando o dispositivo será carregado mais rápido, e quando qualquer modo de carregamento rápido disponível é usado.
Este estágio carrega a bateria até cerca de 80% da capacidade em tão pouco tempo quanto a célula permite com segurança.
Carregamento tensão constante
Uma vez que a bateria atinge cerca de 80%, o carregamento muda para o modo de regulação de tensão constante. Neste ponto, a tensão é mantida constante a fim de manter a bateria na carga máxima, enquanto a corrente é lentamente reduzida. Isso evita sobrecarga, evitando danos à bateria. Também significa que a carga diminui à medida que o nível de carga se aproxima de 100%.
A corrente continuará a cair até que a bateria seja quase totalmente carregada, momento em que o carregamento vai parar completamente. Neste ponto, o ideal é remover o smartphone do carregador.
Se você deixar o telefone conectado, a bateria irá descarregar um pouco até atingir cerca de 3,9 a 4 V, momento em que uma carga de recarga é aplicada. O dispositivo continuará descarregando e recarregando enquanto você deixá-lo conectado ao carregador.
Como isso impacta o carregamento rápido?
Você deve ter notado que alguns fabricantes de smartphones anunciam carregamento rápido que pode carregar seu dispositivo para “50%” ou “80%” em um curto período. Isso porque o carregamento rápido é condicional. Se o nível da bateria já está alto, é improvável que o carregamento rápido ofereça muita melhoria.
O carregamento rápido só pode ser usado durante o período de regulação corrente contínua. Uma vez que você atinge o modo de regulação de tensão contínua ou uma capacidade de bateria de cerca de 80% ou mais, medidas de segurança são tomadas para proteger a célula contra danos.
Sobrecarregar uma bateria é uma má ideia. Na melhor das hipóteses, pode causar danos que afetam a capacidade da bateria de segurar uma carga, mas na pior das hipóteses fará com que a bateria fique progressivamente mais quente, o que pode resultar em danos físicos. Felizmente, os smartphones modernos gerenciam o processo de carregamento para você evitar que isso aconteça.
Como os smartphones protegem ainda mais sua bateria
As células de lítio não são suscetíveis ao temido efeito “memória” que as baterias recarregáveis mais antigas sofriam, onde elas “esqueceriam” sua capacidade de carga, a menos que fossem totalmente descarregadas primeiro. As baterias de lítio não são infalíveis, porém, perdem capacidade ao longo do tempo com cada ciclo de carga.
Um ciclo de carga não vai apenas de 0% a 100%, mas representa o desgaste acumulado da bateria. Por exemplo, o carregamento de 50% a 100% dois dias seguidos usa um ciclo completo de carga. Alguns fabricantes de smartphones tomaram medidas para evitar o envelhecimento prematuro da bateria com um recurso chamado carregamento otimizado.
O carregamento otimizado funciona carregando seu dispositivo para 80% e esperando. Ao aprender seus hábitos e sua rotina, o dispositivo cronometrará a fase final do carregamento para coincidir quando você estiver mais propenso a remover o carregador, por exemplo, quando você acorda de manhã.
O iOS 13 aplicou esse recurso retroativamente a todos os iPhones, e o OnePlus introduziu um recurso semelhante em janeiro de 2020.
Mantendo sua bateria em boa saúde
Existem algumas dicas que você pode seguir para manter sua bateria em boa saúde, a primeira sendo não descarregá-la totalmente, se possível. As baterias de lítio se beneficiam de descargas rasas, que é onde entra a regra 40-80 (às vezes conhecida como regra 40-70).
Essa lógica determina que você deve evitar deixar a bateria do celular cair abaixo de 40% ou carregar mais de 80% para ter a melhor saúde. As células de lítio funcionam e armazenam melhor neste estado e ir acima ou abaixo desses números pode afetar negativamente a saúde da bateria.
Infelizmente, você não pode garantir isso a menos que você esteja assistindo seu smartphone o tempo todo. O aplicativo Shortcuts da Apple permite criar automações que você poderia usar para notificá-lo dos estados da carga , se você quiser levar essa regra ao extremo.
Para todos os outros, garantir que o carregamento otimizado seja ativado sempre que possível (em um iPhone você encontrará essa opção em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria) é um ótimo começo. Seu dispositivo levará algumas semanas para aprender sua rotina, após isso sua bateria será gerenciada de forma inteligente quando deixada conectada ao carregador por longos períodos.
Se você não tem a opção de usar carregamento otimizado gerenciado por software (e mesmo se você tiver, até certo ponto) então a melhor regra é carregar seu dispositivo cuidadosamente. Não deixe ligado durante a noite, mas em vez disso, carregue-o em cargas curtas ao longo do dia.
Isso exigirá algum esforço consciente e talvez uma mudança de rotina para melhores resultados. Se você é o tipo de pessoa que mantém seu smartphone por anos antes de comprar um substituto, esta é uma ótima maneira de prolongar a vida útil da bateria.
Não apenas smartphones
Outros dispositivos que possuem baterias de lítio como tablets, laptops, Controles de Vídeo Games, e até carregadores portáteis, podem se beneficiar de um carregamento mais considerável. Muitos deles não têm modos de carregamento otimizados, mas todos se beneficiarão de ciclos de descarga curtos e da regra 80-40.
Via Howtogeek