Review Samsung Galaxy S 2, será ele o melhor?

Avatar de André Luiz
15/08/2011 às 14:39 | Atualizado há 10 anos
Review_Galaxy_S2 (12)

A espera acabou, finalmente estamos postando o aguardado review do Samsung Galaxy S 2 que é tido hoje com o smartphone mais potente do mundo, no review a seguir mostraremos o porque que ele é considerado como tal, let’s go!

 

Review Samsung Galaxy S 2, será ele o melhor? 4

 

Acessórios e embalagem

Acessórios? esse foi o grande fail da Samsung com respeito ao Galaxy S2. Como pode um  smartphone de 2K Reais vir somente com fone de ouvido de acessório? pois carregador e cabo USB não pode nem ser contado como acessório.

 

Review_Galaxy_s2_1

 

Quando você tem em mãos um smartphone com a melhor tela no mercado com 4,3 polegadas obviamente você irá usá-lo como GPS, mas a Samsung não colocou um suporte para GPS de carro, ou quando você tem um smartphone que grava e reproduz vídeos em full HD 1080p mais cedo ou mais tarde você irá querer assistir os vídeos em uma TV de alta definição, mas será preciso comprar um cabo para isso porque a Samsung não inclui no pacote, enfim, se você querer qualquer acessório do Galaxy S2 será necessário ser comprado a parte, então o que já é caro se torna mais ainda.

 

Review_Galaxy_S2_2

 

A caixa dele é muito parecida com a do iPhone, já que imitou o smartphone da Apple na quantidade de acessórios a caixa também teria que ser igual.

 

O grande concorrente do Galaxy S2 é o Motorola Atrix, porém a diferença é que o Atrix vem com muitos, mas muitos acessórios e nesse quesito o S2 perde feio na hora da escolha.

Leiam também | Review do RAZR, maior rival do Samsung Galaxy S2 atualmente

Design e construção

Depois da critica acima saibam que daqui para frente é só elogios a começar pelo acabamento do S2, ele é muito bem feito a começar pela tela que tem Gorila Glass então é uma preocupação a menos com arranhões, e o resto do corpo do aparelho, assim com a tendência atual, é feito todo em plástico mas no caso do Galaxy S2 dá para notar que o material usado foi de ótima qualidade, um exemplo é a “tampa contorcionista” da bateria, note na foto abaixo a resistência dela.

 

Review Samsung Galaxy S 2, será ele o melhor? 5

 

Em volta de toda a frente há uma espécie de aro cromado, mas também é de plástico, mas mesmo assim dá um ar de sofisticação no aparelho.

 

Quanto ao design ele é muito bonito, não há como não compará-lo com o iPhone principalmente por ser meio quadradão. Na parte da frente há um botão direcional físico e em ambos os lados do direcional há botões de toque que só aparecem quando você os toca, então aparece a iluminação deles.

 

Em uma das laterais temos o botão de ligar o aparelho e do outro lado os botões de volume. Mais uma vez a Samsung não colocou um botão dedicado para a câmera e sinceramente acho isso indispensável pois odeio tirar fotos tocando na tela.

 

Na parte de cima do aparelho temos a saída de fone de ouvido P2 padrão e embaixo o conector micro USB, mais detalhes adiante.

 

Review_Galaxy_S2 (4)

 

Atrás há a câmera de 8MPx e os altos falantes, um detalhe que poderia fazer diferença é se ele tivesse um microfone atrás dedicado para gravações de vídeos assim como o Xperia arc, pois como ele filma em full HD uma melhor qualidade de gravação de sons seria muito bem vinda.

 

Olhando de frente o Galaxy S2 é um aparelho grande, afinal ele possui uma tela de 4,3 polegadas, porém basta você colocá-lo no bolso para perceber que ele não incomoda nem um pouco, na verdade é perigoso até você esquecer dele, desculpem eu exagerei, mas o fato é que isso só é possível graças a uma de suas maiores características: a sua espessura, ele possui apenas 8,45mm e graças a isso carrega o titulo de smartphone mais fino do mundo, as outras medidas são 125.3mm de altura e 66.1mm de largura.

 

Review_Galaxy_S2 (3)

 

Como comentado anteriormente o Galaxy S2 não possui uma saída mini HDMI como acontece com a concorrência mas diferente do que muitos dizem é possível sim enviar sinais de alta definição, porém é usada a saída micro USB, isso só é possível graças a tecnologia chamada MHL que é a sigla de Mobile High-Definition Link, ele é um protocolo de comunicação desenvolvido por um consórcio de empresas como Sony, Toshiba, Nokia, Silicon Image e a própria Samsung, através de um cabo especifico é possível conectar a saída micro USB diretamente em uma entrada HDMI e transmitir vídeo e áudio em alta definição.

 

Tela de 4,3 polegadas Super AMOLED Plus

Ok, a Samsung não é muito criativa para dar nomes as suas telas, fico só pensando no nome da próxima. Mas voltando a tela, sinceramente acho que essa é a melhor tela que já tive oportunidade de usar, não falo somente do seu brilho e contraste inigualável mas também a sua sensibilidade, em nenhum momento algum toque falhou.

 

Review_Galaxy_S2 (12)

 

Quanto ao brilho e o contraste já familiar das telas de AMOLED, na tela do Galaxy S2 ficou ainda melhor, mesmo tendo uma resolução inferior ao do seu rival Motorola Atrix, 480 x 800 px contra 960 x 480 px, se olharmos bem de perto os ícones, dá para perceber que no S2 a imagem fica menos pixelizada. Para entender o porque disso, sugiro a leitura do review do Atrix. A imagem abaixo compara as duas telas.

 

Review Samsung Galaxy S 2, será ele o melhor? 6

 

É interessante destacar que a imagem da tela do Galaxy S2 mesmo debaixo da luz direta do sol, é perfeitamente visível, lembrando que isso não acontece em 90% dos outros smartphones.

 

Só para lembrar, o grande problema do Galaxy S foi seu GPS que era difícil de conectar com os satélites, isso quando se conectava. A Samsung resolveu o problema no Galaxy S2, porém comparando ele lado a lado com o Motorola Atrix, o Atrix sempre se mantinha com o sinal de GPS mais forte, embora isso ele tenha perdido a conexão nenhuma vez

 

Hardware e desempenho

Abaixo um resumo do Hardware do Galaxy s2:

  • Processador Qualcomm 8260 Snapdragon de 1.2 GHz dual core
  • Tela de 4,3 polegadas de Super AMOLED Plus com aceleração 3D Adreno 205
  • Câmera frontal de 8MPx com auto focus e frontal de 2MPx
  • Gravaçã de vídeo em full HD (1080p) há 30fps
  • Memória interna de 16GB expansível através de cartao Micro SD
  • Navegação AGPS com bússola digital, girômetro
  • Acelerômetro, sensor de proximidade e de iluminação.
Indiscutivelmente o Galaxy S2 tem o Hardware mais potente atualmente e isso reflete diretamente no seu desempenho.

O Samsung Galaxy S2, diferente do Atrix, já vem rodando o Android 2.3 Gingerbread, não vou me alongar em falar do Android, afinal Android é Android independentemente do smartphone, porém vou destacar uma característica do Gingerbread que ajuda no desempenho do Galaxy S2, o fato é que o Android 2.3 gerencia de modo muito mais eficaz a memória do celular, isso consequentemente o torna bem mais rápido. Ele sabe qual aplicativo ou processo deve permanecer aberto e qual deve ser fechado, sendo assim ele automaticamente diminui o consumo de memória RAM.

 

Falando do desempenho do Galaxy S2 o maior contribuinte para isso é seu processador, afinal o S 2 foi destacado pela Samsung como o primeiro dual core de 1,2GHz, tanto que na própria caixa do aparelho vem destacada essa informação. Um processador dual core faz diferença dependendo do perfil do usuário, já falei sobre isso aqui. Apenas relembrando, embora outros smartphones single cores como o Xperia arc tenham um desempenho muito bom, a experiência com o Galaxy S 2 é superior, depois de abrir praticamente TODOS os aplicativos que havia instalado no aparelho ele incrivelmente continuou funcionando sem travar, claro que conforme eu disse acima isso também é graças ao Android 2.3 Gingerbread que ajuda na hora de escolher qual aplicativo fica ou não aberto, porém o Galaxy S 2 se manteve estável não importando qual aplicativo estivesse aberto, note que não estou falando que ele nunca trave, mas são raras essas ocasiões.

 

Abaixo um vídeo onde comparei o Galaxy S2 com o Motorola Atrix:

 

 

Nos testes que fiz de benchmarks, ele foi superior ao Atrix em todos, mas o destaque fica no aplicativo Quadrant que no geral ele apresentou pontuação acima de todos os outros fabricantes, no vídeo review logo abaixo vocês poderão ver todos os testes.

 

Nos testes práticos podemos começar pelo navegador de internet, todos os sites abriram rapidamente mesmo aqueles com conteúdo em Flash, páginas com vídeos do Youtube inseridos também foram abertas normalmente como se fosse a partir de um computador pessoal, ou seja, sem necessidade de abrir o aplicativo feito para isso.

 

Review Samsung Galaxy S 2, será ele o melhor? 7

 

Outro ponto a se destacar é a parte multimídia, no momento de rodar vídeos em HD seja na resolução 720p ou 1080p (full HD) o Galaxy S2 não mostrou nenhum dificuldade, só faltou mesmo a opção de transmitir o sinal para uma TV de alta definição, mas como ele não acompanha um cabo para esse fim não pude testar.

 

Com respeito ao desempenho para jogos o S2 não teve nenhuma dificuldade, todos os jogos testados rodaram facilmente até jogos pesados como Real Football ou Samurai Vengeance rodarão perfeitamente. Porém vale lembrar que os melhores jogos atualmente são os desenvolvidos com exclusividade para aparelhos com processador nVidia Tegra 2 como por exemplo o Motorola Atrix, mas usando o aplicativo Chain 3D (O Galaxy S2 precisa estar rooteado) é possível instalar os drivers do processador da nVidia e consequentemente rodar esses jogos.

 

Review Samsung Galaxy S 2, será ele o melhor? 8

 

Falando sobre a bateria, ele tem uma de 1500mAh, ela é maior que o normal, porém como telas de AMOLED consomem mesmo ela parece que deu uma vida útil a mais aos aparelho, vale lembrar que ainda não existe nenhum Android que seja satisfatório nesse quesito, sendo assim analisamos qual é o menor pior, no caso do S2 ela tem praticamente a mesma duração que a do Atrix, usando ele com 3G e WiFi ligados diretos e usando algumas vezes o GPS e jogando, a bateria aguentou 1 dia e meio.

 

Software e interface

Mais uma vez vou enfatizar que o review é do smartphone Galaxy S2 e não do Android.

 

O Galaxy S2 traz novamente a interface TouchWiz da própria Samsung, no geral ela lembra a interface do iPhone, não acho isso ruim mas muitos acham. O que mais gostei foi o banho de loja que o Android recebeu, são detalhes que fazem diferença como os ícones coloridos  nas telas de configurações. Graças a esse banho de loja o Android ficou mais amigável já que, por exemplo, ele coloca cores nos ícones no menu de configuração além que a edição da tela e widgets são bem mais intuitivas no TouchWiz que na interface tradicional do Android.

 

Review Samsung Galaxy S 2, será ele o melhor? 9

 

A navegação pelas telas é feito na vertical, não na horizontal como no Android puro.

 

O Galaxy S 2 também vem com alguns recursos instalados nativamente que utilizam seus sensores. Um deles é a possibilidade de que quando você receber uma chamada e não puder atender basta virar o telefone com a tela para baixo que ele silencia automaticamente. Outro recurso é a possibilidade de mudar um Widget ou ícone de uma tela para outra sem arrastá-lo, basta pressionar e movimentar o celular, fazendo isso às telas começam a passar pelo celular deixando que você escolha aonde quer deixar o ícone, a LG usa esse recurso de forma semelhante utilizando o botão G Sensor.

 

Um aplicativo que vale a atenção é o editor de fotos que vem nativamente instalado no aparelho, com ele você consegue bons efeitos como focalizar determinado objeto em uma cena e deixando o resto desfocado, nesse post há um slide com vários exemplos.

 

Outro aplicativo interessante que vem pré-instalado é o Polaris Office que se trata de uma suite Office completa compatível com todas as versões do Pacote Office da Microsoft, para ficar melhor só faltou ele sincronizar com o Google Docs.

 

Câmera

A câmera do Galaxy S2 tem 8MPx, porém o grande destaque fica por conta da possibilidade de gravar vídeos em full HD há 1080p. Quando o assunto são fotos, as tiradas pelo Galaxy S2 são boas, não se compara por exemplo com as fotos tiradas pelo Nokia N8, porém as fotos são superiores as tiradas pelo Atrix e é quase no mesmo nível que as do Xperia arc, porém o arc ainda é superior por ter uma lente maior e consequentemente melhor desempenho na ausência  de luz. Abaixo fotos tiradas pelo S2 e depois um vídeo feito usando o Galaxy S2.

 

Review Samsung Galaxy S 2, será ele o melhor? 10 Review Samsung Galaxy S 2, será ele o melhor? 11

 

 

Vídeo Review

 

Pró e contras

Como sempre digo não existe o smartphone perfeito e sim o perfeito para cada tipo de usuário. Embora o Galaxy S2 seja bom em praticamente todos os aspectos, sempre existe algum defeito. Vamos a lista de prós e contras:

Prós

  • Melhor tela no mercado
  • Processador dual core d 1,2GHz
  • filma vídeos em full HD
  • Roda o Android 2.3 Gingerbread
  • Rápido para qualquer tipo de atividade
  • Aparelho muito estreito com apenas 8,45mm
Contras
  • Ausência de acessórios inclusos no pacote
  • Preço muito elevado

 

Conclusão

Se você está procurando um smartphone que pode ser considerado o mais potente da atualidade com processador dual core de 1,2GHz, câmera de 8MPx que grava vídeos em full HD e tem a melhor tela disponível no mercado, o Galaxy S2 é indicado para você, claro se você estiver disposto a pagar quase R$2000,00 em um aparelho que não é acompanhado com nenhum acessório e você, se querer, terá que comprar tudo a parte aumentando ainda mais o investimento.

 

Galeria de fotos

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ