E o primeiro problema envolvendo o Galaxy S8 já aconteceu, mesmo antes de começar a ser vendido. Uma das grandes novidades dele, a assistente virtual Bixby, não ficará pronta até o começo das vendas. Sendo assim, ele será vendido sem a função, que será adicionada depois por meio de atualizações.
A assistente, que concorrerá com a Siri, da Apple, com o Google Assistente, no Android, e a Cortana, da Microsoft, não ficou pronta antes do início das vendas do smartphone nos Estados Unidos, no próximo dia 21 de abril.
A assistente virtual da Samsung foi anunciada no final de março, junto com o próximo celular top de linha da companhia – concorrente do LG G6 e do futuro iPhone 8. A Bixby foi uma das maiores novidades da empresa que resolveu até mesmo incluir um botão dedicado a ela na lateral esquerda do smartphone.
Entretanto, conforme a fabricante divulgou em nota, os comandos de voz não estarão prontos até o lançamento do Galaxy S8 nos Estados Unidos, no dia 21 de abril. Assim, os usuários poderão apenas usar os recursos de realidade aumentada (Vision); acessar o painel “Home”, que é apenas uma tela com alguns widgets; e configurar lembretes (Reminders).
Os comandos de voz estarão disponíveis posteriormente, por meio de uma atualização de software que será liberada semanas após o lançamento do Galaxy S8. A empresa não indicou uma data precisa para o update.
Um dos grandes diferenciais da Bixby em relação aos seus concorrentes é que ela pode executar tarefas mais complexas, como editar uma foto ou compor e enviar um email.
No Brasil, o preço do Galaxy S8 será revelado no dia 17 de abril, em um evento que será realizado na cidade de São Paulo. A Bixby ainda não entende português e mesmo que os comandos de voz estivessem prontos, os brasileiros não poderiam usá-los em sua língua nativa.