Como testar a velocidade da Internet para ter certeza de que você está recebendo o que pagou

Avatar de André Luiz
29/03/2021 às 09:45 | Atualizado há 3 anos
Como testar a velocidade da Internet para ter certeza de que você está recebendo o que pagou 1

Todos nós conhecemos a dor da Internet “lenta”: buffer de vídeos, downloads demoram muito e uma única página pode levar uma eternidade para carregar. Nós nos perguntamos se é nosso navegador, nosso dispositivo ou o site que estamos visitando.

Pode ser o sinal do seu Wi-Fi. As redes sem fio são notórias por problemas de conexão. Toque ou clique para ver maneiras de aumentar a cobertura de seu Wi-Fi para sempre, incluindo mudar o canal do roteador, o que quase ninguém faz.

Falando nisso, seu roteador ou modem também é o culpado. Você pode ficar tentado a desconectar o seu e conectá-lo de volta, mas isso é um erro.

Além disso, como você pode identificar o problema? O primeiro passo é verificar a velocidade da sua conexão. Em seguida, compare o resultado do teste com a velocidade anunciada pelo seu provedor de internet.

Nota: Antes de testar a velocidade da sua internet, certifique-se de que ninguém em sua rede doméstica esteja realizando tarefas que consomem largura de banda, como baixar ou compartilhar arquivos, streaming de vídeos, jogos, etc. Você não quer nenhuma atividade distorcendo os resultados.

Medindo a velocidade da Internet

Como testar a velocidade da Internet para ter certeza de que você está recebendo o que pagou 5

A velocidade da Internet normalmente é medida em “megabits por segundo” ou Mbps. Cada provedor promete diferentes níveis de taxas de velocidade de internet. Em geral, quanto mais caro o plano, mais rápida deve ser a Internet.

1-3 Mbps – Bom o suficiente para navegação na web, e-mail, jogos sociais casuais online (se você não se importar com a latência) e e-mail. No entanto, isso não é ideal para streaming de vídeo.

3-4 Mbps – Esta é a velocidade mínima para streaming de vídeo padrão de serviços como Netflix. Essa velocidade pode ser suficiente para uma casa com apenas um computador, mas com todo o conteúdo HD disponível na web agora, você deve esperar um buffer de vídeo constante.

5-10 Mbps – A Netflix recomenda pelo menos 5 Mbps para um único stream HD, e você dobrará isso para dois streams HD simultâneos. Embora essa seja a velocidade de linha de base necessária para conteúdo HD, ela ainda pode levar ao armazenamento em buffer, especialmente se você tiver vários dispositivos conectados.

10-20 Mbps – Esta é a velocidade mínima para uma experiência de internet consistente e confiável. Se você faz download continuamente de arquivos da web e de serviços de armazenamento em nuvem, obtenha, no mínimo, um plano com essa velocidade anunciada.

20 Mbps e superior – Agora estamos a falar. As residências com vários computadores e dispositivos, serviços de streaming de vídeo, aparelhos inteligentes e usuários simultâneos devem ter um plano de pelo menos 20 Mbps.

Serviços que testam a velocidade da Internet

Agora que você sabe qual velocidade de internet é necessária para certas atividades, é hora de testar sua largura de banda real e compará-la com a velocidade que você deve obter. Aqui estão os sites mais populares para usar. É uma boa ideia realizar o teste em mais de um local. Sua milhagem pode variar.

Compare os resultados obtidos com as velocidades prometidas pelo seu provedor de serviços de Internet. Certifique-se de executar vários testes ao longo de vários dias em horários diferentes. Anote seus resultados, para não se esquecer. Isso lhe dará uma visão geral da velocidade de sua conexão.

Você também pode encontrar períodos específicos em que está lento, dependendo do congestionamento de rede da sua área. Isso é especialmente verdadeiro se muitos de seus vizinhos trabalham em casa e ocupam largura de banda em videoconferências ou apresentações em streaming.

Minha Conexão
Com o teste de velocidade Minha Conexão, é possível visualizar informações importantes sobre a qualidade da sua conexão, como o ping (latência), velocidade de download e velocidade de upload.
 
A melhor parte é que, além do velocímetro disponível no site, a ferramenta também está disponível via app para dispositivos Android (A versão para sistemas iOS chega em breve). Dessa forma, o usuário também consegue conferir a qualidade de sua conexão móvel!

Speedtest por Ookla

Um dos mais conhecidos serviços de teste de velocidade da Internet disponíveis é Speedtest por Ookla. Este serviço pode medir a resposta de ping de sua conexão e as velocidades de download e upload de um servidor remoto.

Quanto às velocidades de download e upload, as medidas são fornecidas em bits por segundo. Números mais altos são melhores. As velocidades de download normalmente são muito mais rápidas do que as velocidades de upload.

Fast.com

Netflix tem seu teste de velocidade de internet chamado Fast.com. Fast.com é totalmente baseado em navegador, então você não precisa baixar um aplicativo ou programa. Basta apontar seu navegador móvel ou baseado na web para Fast.com e o teste será executado automaticamente e mostrará sua velocidade de download quando terminar.

Para obter mais detalhes sobre sua conexão, toque ou clique na caixa “Mostrar mais informações”. Isso mostrará sua latência, velocidades de upload e os servidores usados ​​para o teste.

SpeedOf.Me

Outro excelente teste de velocidade baseado na web é SpeedOf.Me. O que é ótimo nessa ferramenta é o gráfico em tempo real que rastreia as flutuações das velocidades durante a execução do teste. Ele também pode fornecer um histórico gráfico de todos os testes que você executou para comparação.

Outros testes que você pode tentar

Você também pode acessar os testes de velocidade diretamente no mecanismo de busca de sua escolha. Por exemplo, pesquise as palavras-chave “teste de velocidade” no Google e o primeiro hit mostrará a própria ferramenta de teste de velocidade do Google.

O mesmo serviço está disponível no Bing. Basta pesquisar por “teste de velocidade” no Bing e o primeiro resultado é uma ferramenta útil de velocidade da Internet no estilo velocímetro que mede a resposta do ping e as velocidades de download e upload.

Dicas para resultados mais precisos

Sempre que disponível, sempre use uma conexão com fio para resultados mais precisos e consistentes. Por quê? O culpado de suas velocidades mais lentas pode estar em sua conexão Wi-Fi e não na conexão do seu ISP em si.

Faça vários testes e se a média dos resultados estiver apenas cerca de 5-10 Mbps fora, isso deve ser tolerável. Fatores como congestionamento durante os horários de pico e sua distância do hardware do relé contribuirão para pequenas variações em sua velocidade. (Para obter mais precisão, você pode desligar seus rádios Wi-Fi durante os testes com fio.)

Se seus resultados com fio forem muito mais baixos do que o anunciado, uma diferença consistente de 20 a 30 Mbps, talvez, possa haver algo mais acontecendo.

Verifique primeiro o seu hardware e veja se ele é compatível com as recomendações do seu provedor. Por exemplo, modems DOCSIS 2.0 mais antigos não podem ir além de 38 Mbps. Se você tiver um plano de tarifas de 50 Mbps ou superior, é melhor atualizar seu modem para DOCSIS 3.0 ou 3.1.

E se você já tiver um hardware mais recente e ainda vir velocidades menores que as anunciadas? Em seguida, verifique sua rede para dispositivos não autorizados que podem estar roubando sua largura de banda.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ