A iniciativa Starship da SpaceX pretende tornar os voos espaciais para Marte uma realidade. Depois de um lançamento limpo ontem, cortesia de um procedimento de aborto automático nos motores Raptor da Starship, mais uma vez, a SpaceX se preparou para uma nova execução do teste algumas horas atrás. Desta vez, Starship SN8 com sucesso alçou voo de seu local de teste em Boca Chica, Texas. Uma versão resumida do evento completo está embutida abaixo do canal de Trevor Mahlmann no YouTube.
Em comparação com o lançamento limpo, as coisas correram melhor neste lançamento, mas não totalmente. O gigantesco foguete de 160 pés de altura, impulsionado por três motores Raptor, levantou vôo e pretendia subir a uma altura de 41.000 pés (12.500 m). Fundador da SpaceX Elon Musk considerou a subida um sucesso, mas não está claro se o foguete atingiu a altitude pretendida. No entanto, após atingir seu ponto mais alto, o foguete começou sua jornada de volta ao seu local de teste terrestre.
O protótipo SN8 realizado uma manobra de inversão espetacular no ar definir o curso para pousar verticalmente de volta à terra – um feito que todos nós nos acostumamos a ver com o foguete Falcon 9 da SpaceX. O SN8 executou o salto de pouso com sucesso, e o SpaceX tweetou um olhar mais atento no evento como aconteceu. De forma impressionante, a SpaceX afirmou que, ao fazer isso, o SN8 se tornou a maior espaçonave a realizar uma manobra de pouso desse tipo.
Mas enquanto o foguete se preparava para pousar e seus propulsores tentavam desacelerar sua descida para amortecer o pouso, a pressão registrada do tanque de combustível do foguete diminuiu. Isso fez com que a “velocidade de toque fosse alta e RUD”, durante a queima de pouso, Musk tweetou. Infelizmente, isso significou que, após o toque, o protótipo da nave estelar SN8 explodiu em chamas.
Apesar do evento infeliz e inflamado logo nos momentos finais, SpaceX e Musk consideraram o teste um sucesso. Pela empresa, “SN8 foi ótimo! Até atingir o apogeu teria sido ótimo, então controlar todo o caminho para colocar a cratera no lugar certo foi épico!” Musk tuitou, “Conseguimos todos os dados de que precisávamos. Parabéns, equipe SpaceX, sim !!”, continuou ele; antes de seguir com outro tweet exclamando “Marte, aqui vamos nós !!”