Durante o Evento digital do Minecraft Live hoje, Mojang anunciou Caves and Cliffs como a próxima grande atualização do título sandbox. Como é evidente pelo nome da atualização, ela aumentará muito essas duas partes principais com mudanças na geração do terreno, adição de novos sistemas como arqueologia e também novos mobs.
Como parte da reforma das cavernas, Mojang está trazendo lagos, túneis, cavernas, cachoeiras e muito mais para esses retiros subterrâneos. As cavernas também vêm em diferentes sabores, como exuberante e gotejante, tornando-as seus próprios mini-biomas para explorar. O novo sistema de arqueologia está conectado a isso, onde os jogadores serão capazes de descobrir artefatos antigos em ruínas, dando-lhes a oportunidade de desenterrar cuidadosamente esses tesouros usando a nova ferramenta pincel.
Outras adições relacionadas a cavernas anunciadas hoje incluem pelo menos dois novos tipos de minério – cobre e geodos – mais o mob hostil ativado por movimento Warden e o amigável mob Axolotl, habitante da água.
Enquanto isso, no lado dos penhascos da atualização, Mojang está mais uma vez implementando a geração de mapas aprimorados para montanhas mais extravagantes com topos gelados e fendas perigosas. Cabras da montanha também estão chegando como novos mobs, que escalarão encostas de montanhas e jogadores de cabeçada se tiverem a chance.
Enquanto mais informações sobre o que mais está nesta atualização massiva serão reveladas mais tarde, outras adições anunciadas hoje incluem blocos de sensores esculpidos, que essencialmente habilitam circuitos Redstone sem fio, telescópios, pára-raios e pacotes de itens que permitem maior capacidade de carga. Uma data de lançamento específica não está anexada ao Minecraft Caves and Cliffs update, mas Mojang pretende lançá-lo durante o verão de 2021.
O estúdio também revelou durante o evento que o Minecraft Dungeons O spin-off do ARPG está ganhando outra campanha de DLC, Howling Peaks, em dezembro, juntamente com um passe de temporada, enquanto o cross-play será habilitado por meio de uma atualização gratuita em novembro.