Análise do Huawei Mate 40 Pro: outro carro-chefe de câmeras dominante da Huawei

Avatar de Redação
31/10/2020 às 09:35 | Atualizado há 4 anos
Análise do Huawei Mate 40 Pro: outro carro-chefe de câmeras dominante da Huawei

A série HUAWEI Mate 40 finalmente chegou. Desde que a última proibição do governo americano entrou em vigor em setembro, muitas pessoas estavam preocupadas se o Mate 40 poderia ser lançado sob tais circunstâncias. Bem, parece que com os controles implantados em toda a cadeia de abastecimento, a Huawei trouxe de volta com sucesso o mais recente Mate 40 com o chipset mais poderoso para Android até hoje, o Kirin 9000 5G. Quando comparado ao seu antecessor, o telefone não vem apenas com as atualizações em termos de poder de processamento, mas também com outra atualização importante – o sistema de câmera.

O modelo em nossas mãos é o Mate 40 Pro. Nós o usamos por alguns dias. Vamos descobrir o que há de novo e atualizado no último carro-chefe da Huawei. Antes disso, você pode ler nossas primeiras práticas com o Mate 40 Pro aqui.

Análise do Huawei Mate 40 Pro: Design e tela

Primeiro, vamos dar uma olhada em sua aparência. O Mate 40 Pro herdou a combinação de câmeras redondas da série Mate 30, mas fez algumas pequenas mudanças no departamento de design. Ele vem em um design de anel espacial exclusivo com as câmeras dentro da caixa circular e o logotipo da Leica no centro. E o modelo que temos é uma versão Mystic silver com tecnologia de vidro anti-reflexo. O acabamento fosco cria gradientes reflexivos de luz e cor sem ser excessivamente deslumbrante. Caso contrário, existem 5 modelos de cores diferentes para você escolher, como modelos em tons puros de branco e preto, e 2 outros modelos de couro vegan feitos à mão em laranja e verde.

E a frente é uma tela curva de 6,76 polegadas de ponta a ponta, com uma câmera selfie perfurada super grande angular com um sensor de gesto. A configuração com o sensor adicional é bastante original, mas isso também significa que o furo ocupa uma área muito maior do que a maioria dos smartphones lançados em 2020. Se você não gosta do furo tanto quanto eu, esconda o recorte usando o software poderia ser uma solução decente para isso.

Com o sensor de gestos, o Mate 40 Pro suporta algumas operações simples de gestos sem toque, incluindo o interessante recurso AOD que só acende quando você olha para a tela.

E falando sobre a tela, para ser honesto, não é líder do setor como seus outros componentes, como as câmeras e o processador Kirin 9000 5G. O display OLED possui resolução de 1080P + e taxa de atualização de 90 Hz com taxa de amostragem de toque de 240 Hz, o que é bom, mas provavelmente não é de alta qualidade o suficiente para um telefone carro-chefe 2020 Pro. Mas com os 88 graus de curvatura sem bordas, a tela tem um forte apelo visual em comparação com seus rivais de tela plana.

Análise do Huawei Mate 40 Pro (14)

A Huawei também adicionou botões de volume físico no novo modelo. Portanto, você tem botões físicos de energia e volume no lado direito do Mate 40 Pro. Mas você ainda pode tocar duas vezes nas bordas da tela para abrir o controle deslizante de volume via software.

Análise do Huawei Mate 40 Pro (13)

Análise do Huawei Mate 40 Pro: Hardware

Na série Mate 40, acho que a atualização mais importante é o novo chipset Kirin 9000, que é o primeiro processador de 5nm com 5G integrado desenvolvido para smartphones. O CPU Octa-core é liderado por um grande núcleo com freqüência de 3,13 GHz. A GPU Mali-G78 de 24 núcleos oferece tecnicamente maior desempenho e melhor eficiência de energia do que o chipset carro-chefe de última geração da marca.

Análise do Huawei Mate 40 Pro (4)

Experimentamos vários jogos no Mate 40 Pro. Na verdade, o chipset pode fornecer um desempenho de jogo extraordinário, mas até agora, ainda estamos esperando por atualizações importantes em seu software que permitirão o melhor desempenho que ele pode fornecer. Assim que a Huawei enviar o software final liberando seu desempenho total, mostraremos os dados completos dos jogos em uma análise detalhada dos jogos.

Outro detalhe que vale a pena notar são os alto-falantes estéreo duplos. Não importa para reprodução de mídia ou jogos, a experiência envolvente dos alto-falantes é bastante impressionante.

Análise do Huawei Mate 40 Pro: câmeras

Análise do Huawei Mate 40 Pro (18)

Outra atualização muito esperada são as câmeras. A combinação traseira contém principalmente 3 câmeras de trabalho e um sensor a laser: uma câmera principal de 50 MP com abertura f / 1.9, uma câmera cine grande angular de 20 MP com abertura f / 1.8 e outra câmera telefoto de 12 MP com suporte para zoom óptico de 5 vezes. O sensor de laser assistente não faz trabalho de imagem, mas pode suportar um foco mais rápido e preciso para as outras câmeras.

E vamos dar uma olhada rápida nas amostras de câmeras. Aqui, tomamos o HUAWEI P40 Pro Plus como referência e vamos verificar o que foi aprimorado no Mate 40 Pro.

Primeiro, vamos olhar para a câmera principal. Bem, sem surpresa, em boas condições de iluminação, as amostras filmadas em sua câmera principal são quase as mesmas da P40 Pro Plus, seja em termos de suas otimizações de cor Leica, ou a ótima resolução gerada a partir do mesmo sensor de 50MP. Embora não haja diferença significativa nas câmeras primárias desses dois modelos, ainda queremos mencionar que a estratégia de cores AI no Huawei Mate 40 Pro é mais precisa para as cores da vida real e parece um pouco mais próxima dos tons verdadeiros. Mas, no fim do dia, vai ser uma questão de preferência individual, se você gosta de cores mais saturadas ou mais próximas das cores da vida real.

Mas quando mudei para as cenas noturnas, a lacuna ficou um pouco óbvia. Graças ao sistema de estabilização OIS, as fotos noturnas no modelo P eram mais estáveis ​​para a fotografia portátil. No entanto, a maioria das amostras noturnas tinha detalhes de imagem e qualidade mais nítidos no Mate 40 Pro. Por outro lado, devido à falta de OIS, tivemos que ser mais cuidadosos ao usar a opção de captura de 5 segundos para evitar o tremor da câmera. Mas uma vez que nos acostumamos com sucesso ao tremor da câmera, o modelo Mate conseguiu capturar as fotos noturnas com níveis de exposição corretos e detalhes ricos.

Mas agora, o Mate 40 pro em nossas mãos está usando uma versão de software não comercial. Haverá uma atualização em breve para melhorar o desempenho da câmera, portanto, também estamos ansiosos para o novo software de otimização para a captura noturna da câmera principal. E descobrimos que, se tivéssemos mãos estáveis ​​durante a filmagem, a qualidade da imagem das amostras noturnas filmadas no modelo Mate é ainda melhor do que na P40 Pro Plus com excelente exposição.

Quanto à câmera grande angular, a maioria das amostras filmadas no modelo Mate tem uma reprodução de cores mais precisa. Parece que não importa para a câmera principal ou para a câmera grande angular, a IA da câmera é obviamente melhorada e mais inteligente do que a que temos na P40 Pro Plus.

E a melhoria mais significativa no desempenho da câmera grande angular é a captura noturna. O problema de baixa saturação durante a fotografia noturna no modelo P foi corrigido no novo modelo Mate. As amostras fotografadas no Mate 40 Pro reservaram cores mais ricas e melhores detalhes com imagens mais nítidas.

Huawei afirmou que otimizou seu algoritmo anti-distorção no Mate 40. Não pudemos realmente perceber a melhora com nossos olhos, embora tenha um excelente efeito anti-distorção em geral.

Esses dois modelos possuem configurações diferentes para câmeras telefoto. O P40 Pro Plus vem com 2 câmeras telefoto com suporte para zoom óptico de 3 e 10 vezes, respectivamente, enquanto o Mate 40 Pro é equipado com um único sensor telefoto com zoom de 5 vezes. Mas, surpreendentemente, descobrimos que o Mate40 Pro não ficou atrás de seu homólogo da série P. Da amostra com zoom de 3 vezes, a imagem gerada pela câmera principal do modelo Mate possui bons detalhes e reserva excelente contraste. Por outro lado, a amostra do modelo P é um pouco melhor em termos de nitidez de imagem.

No departamento de zoom de 5 vezes, o modelo Mate 40 Pro claramente assumiu a liderança. Possui uma saturação muito maior e uma reprodução de cores mais precisa. E a resolução de 12 MP desta câmera com zoom de 5 vezes também garante melhor clareza. E quando passamos para as amostras de zoom de 10 vezes, o modelo P, sem surpresa, afirmou seu domínio. Na verdade, a amostra do modelo P tem detalhes ligeiramente melhores e exposição mais confiável. Mas as amostras do Mate não ficaram muito para trás na clareza da imagem.

E também experimentamos a fotografia noturna com as câmeras telefoto. O desempenho noturno da câmera telefoto do modelo Mate é muito melhor do que o esperado. Ele conseguiu capturar fotos excelentes com bom controle de ruído e nitidez do que o que obtivemos no modelo da série P. Seja para as amostras de zoom de 5 ou 10 vezes, a produção de câmeras noturnas do modelo Mate é claramente superior à da P40 Pro Plus.

Quanto às suas habilidades de videografia, ambos podem gravar vídeos de até 4k 60fps. Confira nosso vídeo de revisão (adicionado no topo deste artigo de revisão do Mate 40 Pro) para ver por si mesmo como os dois se saem no departamento de videografia.

O Mate 40 Pro também tem melhor desempenho de bateria e eficiência de carregamento mais rápido.

Análise do Huawei Mate 40 Pro (21)

Para saber mais sobre o desempenho da bateria, fizemos um teste de consumo de energia de 4 horas conectado à rede 5G. Em uma hora de jogo PUBG, ele consumiu 18% da energia. Outros 14% de energia caiu após uma hora de uso da câmera; 8% após uma hora de uso da mídia social e mais 8% de queda na bateria após uma hora de reprodução de vídeo. Após o teste, havia 52% de energia restante.

A nova solução de carregamento traz eficiência de carregamento de 66W para carregamento com fio e carregamento sem fio de 50W. No teste de carga total, demoramos 45 minutos para chegar a 100% no carregamento com fio.

Carregador Huawei Mate 40 Pro em destaque

Revisão do Huawei Mate 40 Pro: Veredicto

Avaliação do Huawei Mate 40 Pro em destaque

Como o telefone Android mais influente lançado na segunda metade de 2020, a série Mate 40 ainda completou com sucesso sua missão de trazer hardware líder da indústria para o mundo Android, mesmo sob grande pressão da proibição dos EUA. Embora o Mate 40 pro não seja um carro-chefe completo, a Huawei ainda manteve sua posição de líder industrial com seu fantástico sistema de câmeras. Em comparação com a estratégia de câmera do iPhone, a Huawei está mais focada em tornar a fotografia móvel e as filmagens mais agradáveis ​​para usuários comuns em vez de servir a profissionais.

Portanto, esta foi a nossa primeira parte da revisão do Mate 40 pro no Gizmochina. Claro, a análise completa desta besta não está completa sem uma competição de câmeras em escala real com as outras câmeras principais do mercado. Diga-nos abaixo quais modelos você deseja ver na próxima comparação de câmeras.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ