Carros elétricos são tão ecológicos quanto você pensa?

Estudo mostrou que na Europa, em alguns países acaba-se poluindo mais para carregar carros elétricos
Avatar de André Luiz
10/11/2021 às 13:53 | Atualizado há 2 anos
Carros elétricos são tão ecológicos quanto você pensa? 1

Os veículos elétricos (EVs) são uma arma poderosa na batalha mundial para vencer o aquecimento global, mas seu impacto varia enormemente de nação para nação e em alguns lugares eles poluem mais do que modelos a gasolina, mostrou uma análise de dados.

Na Europa, onde as vendas estão crescendo mais rápido do mundo, Os EVs na Polônia e em Kosovo, na verdade, geram mais emissões de carbono porque as redes dependem muito do carvão, de acordo com os dados compilados pela consultoria de pesquisa Radiant Energy Group (REG).

Em outros lugares da Europa, no entanto, o quadro é melhor, embora a economia relativa de carbono dependa de quais redes de abastecimento e da hora do dia os veículos são cobrados.

Os melhores desempenhos são a Suíça com energia nuclear e hidrelétrica, com economia de carbono de 100 por cento em relação aos veículos a gasolina, Noruega 98 por cento, França 96 por cento, Suécia 95 por cento e Áustria 93 por cento, de acordo com o estudo compartilhado com a Reuters.

Os retardatários são Chipre com 4%, Sérvia 15%, Estônia 35% e Holanda 37%. Um motorista de um carro elétrico dentro maior país fabricante de automóveis da Europa, a Alemanha, que depende de uma mistura de energias renováveis ​​e carvão, economiza 55% dos gases do efeito estufa, mostraram os dados.

grafico de emissão de carbono de carros eletricos na europa
Imagem/reprodução: Reuters

Em países como Alemanha ou Espanha, com grande investimento em energia solar e eólica, a falta de armazenamento de energia renovável significa que a quantidade de carbono economizada ao dirigir um VE depende muito da hora do dia em que você recarrega.

Carregar à tarde – quando o sol e o vento são mais predominantes – economiza de 16 a 18 por cento mais carbono do que à noite, quando as redes são mais propensas a serem alimentadas por gás ou carvão.

A análise, com base em dados públicos da plataforma europeia de transparência para operadores de sistemas de transmissão ENTSO-E e da Agência Europeia do Ambiente (EEA), surgiu antes das discussões de quarta-feira sobre transportes no Cimeira COP26.

Ele mostrou como a capacidade da indústria automotiva de reduzir as emissões depende da descoberta de melhores maneiras de descarbonizar as redes de eletricidade e armazenar energia renovável – desafios que muitos países europeus ainda não superaram.

As baterias de íon de lítio só conseguem armazenar energia em capacidade total por até cerca de quatro horas, o que significa que mesmo os países que fornecem quantidades significativas de energia solar e eólica durante o dia lutam para mantê-la disponível para carregamento noturno.

Carros elétricos são tão ecológicos quanto você pensa? 6
Imagem/reprodução: Reuters

Disparidades de gastos

Até que uma energia consistente e de baixo carbono esteja disponível em toda a região, os motoristas de EV desejosos de reduzir seus gastos e os engenheiros que projetam a infraestrutura de carregamento precisam levar essas disparidades em consideração, disseram os pesquisadores REG baseados na Alemanha e nos Estados Unidos.

“A eletricidade tem a capacidade de descarbonizar o transporte de uma forma que os motores de combustão interna nunca terão”, disse o pesquisador Sid Bagga.

“Mas o impacto do carbono da eletrificação varia drasticamente, dependendo da matriz energética de um país … Os países devem adotar estratégias de descarbonização de eletricidade confiáveis ​​e viáveis ​​se a transição do VE quiser ser um sucesso.”

Carros movidos a gasolina estão menos poluentes

A enorme diferença nas emissões entre os veículos elétricos e a gasolina diminuiu nos últimos anos, já que as montadoras cientes de que precisariam cumprir as metas de redução de carbono da UE, embora vendendo a maioria dos carros com motor de combustão interna tornassem seus motores mais eficientes em termos de combustível.

Como resultado, a intensidade do carbono dos carros movidos a gasolina recém registrados na Europa caiu em média 25 por cento entre 2006 e 2016, de acordo com dados da AEA.

As vendas de carros elétricos na Europa são impulsionadas por subsídios governamentais e regulamentações contra novos carros com motor de combustão interna (ICE) a partir de 2035. Um em cada cinco veículos vendidos na Europa no último trimestre foi eletrificado, e a consultoria Ernst & Young espera que as vendas de modelos de emissão zero superem os ICEs em termos absolutos até 2028.

Montadoras, incluindo General Motors, Stellantis, e Volkswagen estabeleceram metas para vender principalmente ou exclusivamente veículos elétricos na Europa nos próximos anos, com a GM comprometida com uma linha elétrica europeia até 2022 e a Volkswagen objetivando 70% das vendas totalmente elétricas até 2030.

O estudo do REG baseou-se em dados de 1 ° de janeiro a 15 de outubro de 2021. Ele comparou as emissões da carga de um veículo elétrico correspondendo a eficiência de um Tesla Model 3 percorrendo uma distância de 100 km, com emissões geradas pelo abastecimento de um veículo movido a gasolina médio na mesma distância.

Os países onde carregar um veículo elétrico é mais de 85% mais limpo do que dirigir um carro movido a gasolina tendem a ser aqueles com uma fonte consistente de fornecimento de energia de baixo carbono, ou seja, hidrelétrica ou nuclear, como acontece no Brasil.

Mesmo assim, não existem regras rígidas sobre que fonte de energia e a que horas leva ao menor fornecimento de carbono em toda a UE: por exemplo, na Suécia o vento sopra mais à noite.

Carregar um EV na Irlanda, que obtém 46% de sua energia de fontes renováveis, economiza quase a mesma proporção de carbono que na Moldávia, que obtém 94% da energia do gás, concluiu o estudo, porque os combustíveis fósseis de backup da Irlanda são mais intensivos em carbono .

“A Irlanda produz uma quantidade maior de eletricidade com zero de carbono do que a Moldávia – mas também obtém cerca de 13 por cento de sua eletricidade do petróleo (1,8 vezes mais suja do que gás), 9 por cento do carvão (2,3 vezes mais suja do que gás) e 3 por cento de turfa (2,6x mais suja do que gás) “, disse Bagga.

Venda de carros elétricos dobraram no Brasil

Embora o Brasil não seja referência na venda de carros elétricos, o mercado vem aumentando.

Carros elétricos são tão ecológicos quanto você pensa? 7

Mesmo que tenha amargado o pior mês de outubro em cinco anos, tanto em produção como em vendas de automóveis, a venda de carros elétricos e híbridos tem aumentado no Brasil. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos) 2021 está batendo recorde de vendas.

Considerando os automóveis e comerciais leves, as vendas do acumulado de 2021 (janeiro a outubro) representaram mais que o dobro do resultado de todo o ano de 2020. Foram 1.805 emplacamentos de carros elétricos, contra 801 no ano passado, um crescimento de 125,3% até o momento e que deve superar os 150% quando encerrar o ano. Foram 1805 carros emplacados.

Com informações: GadgetsTV e garagem360

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ