Com centenas de milhões de pessoas ainda confinadas em suas casas devido à pandemia Covid-19, aplicativos e serviços para fazer chamadas de vídeo, como o Zoom, Google Meet e Microsoft Teams, estão mais populares do que nunca. De olho nesse mercado, o Google vai melhorar o Google Duo, e em breve possibilitará aproveitar as chamadas de vídeo diretamente pela web.
- Zoom vs Google Hangouts Meet: qual o melhor serviço de videoconferência? (gratuito ou pago)
- Zoom vs Skype: Qual o melhor? Vejam os prós e contras
- Zoom vs Microsoft Teams: qual o melhor para você?
Dá para ter uma noção de que como o Google está interessado nesse nicho, afinal, ele recentemente já liberou sua plataforma Google Meet para todos gratuitamente, até setembro. Agora, a empresa avisou que em breve, o Google Duo em sua versão web, terá capacidade para suportar até 32 pessoas em uma mesma chamada. Fazem poucos dias que a empresa já havia aumentando a capacidade de quatro para doze pessoas.
CHAMADAS DE VÍDEO EM GRUPO EM BREVE DISPONÍVEIS NA VERSÃO WEB DO GOOGLE DUO
Até então, as chamadas de vídeo no Duo só estão disponíveis através do aplicativo para celular iOS ou Android. De acordo com um comunicado de imprensa oficial do Google, “nas próximas semanas, você poderá fazer chamadas de vídeo com o Duo na web, começando pelo Chrome, e também aproveitar um novo layout na tela que permite que você veja mais pessoas ao mesmo tempo”. Esta é uma melhoria muito bem-vinda. Até nos perguntamos por que isso não era possível até hoje. O fato é que essa novidade, sem dúvida, nos permitirá aumentar ainda mais sua base de usuários.
O Google anunciou ao mesmo tempo que seria mais fácil participar de uma videoconferência simplesmente clicando em um link. “Para simplificar ainda mais as reuniões, você pode convidar qualquer pessoa com uma conta do Google para participar de uma chamada em grupo com um único link.” Essa função vem para combater a concorrência, já que o Zoom, o Meet da Microsoft e o Webex da Samsung já conseguem isso, além do próprio Google Meet.
O Duo existe há vários anos, mas a explosão de popularidade do Zoom deu ideias para muitos desenvolvedores de serviços e aplicativos semelhantes. A Microsoft fez o mesmo com o Skype, e o Facebook introduziu a funcionalidade de chamada de vídeo em grupo em seus serviços do Facebook Messenger e WhatsApp. Como o Google especifica, teremos que esperar mais algumas semanas antes de poder aproveitar.