Imagine poder baixar todos os filmes e séries da Netflix em menos de um segundo. Isso está longe de estar disponível comercialmente, mas um novo recorde de velocidade de Internet mais rápida do mundo é agora definido a 178 terabits por segundo (Tbps), ou seja, 178 milhões de megabits por segundo, velocidade que será capaz de fazer isso.
Para trazer as coisas em perspectiva mais “entendíveis”, a velocidade mais rápida disponível para os consumidores atualmente é 10 Gbps no Japão. Até a conexão desenvolvida pela Rede de Ciências da Energia dos Estados Unidos atinge “somente” o máximo a 400 Gbps.
Engenheiros da KDDI Research, University College London e Xtera desenvolveram novas tecnologias para passar mais dados através da configuração de fibra óptica existente. A maior parte da infraestrutura atual é capaz de até 4,5THz de largura de banda, e algumas novas tecnologias a aumentaram para 9THz. Este novo sistema eleva-o a impressionantes 16,8 THz.
Super internet será mais barata que o comum
“O tráfego da Internet aumentou exponencialmente nos últimos 10 anos e todo esse crescimento na demanda de dados está relacionado à redução do custo por bit. O desenvolvimento de novas tecnologias é crucial para manter essa tendência de redução de custos e, ao mesmo tempo, atender às futuras demandas de taxa de dados que irão continuar a aumentar, com aplicações ainda impensadas que transformarão a vida das pessoas ”, disse Dra. Lidia Galdino, autora principal do projeto.
A largura de banda mais ampla é o resultado de novas constelações de Forma Geométrica (GS). A fim de ajustar mais informações sem interferência, esses padrões de combinações de sinais alteram o brilho, a fase e a polarização dos comprimentos de onda. O sistema híbrido é o resultado de diferentes combinações de tecnologias de amplificador existentes.
Leia também:
Uma vez que a configuração utiliza a configuração de fibra ótica existente, a integração desta nova tecnologia seria relativamente mais fácil, bem como mais barata em comparação com outras pesquisas experimentais neste campo. Apenas atualizar os amplificadores resolveria o problema, não haveria necessidade de substituir os cabos completamente.