Em setembro, a Microsoft lembrou os usuários sobre a remoção do Flash do navegador Edge e do Windows, informando que a empresa lançará uma atualização opcional para este último outono, que removerá o Adobe Flash Player completamente do sistema operacional. Como prometido, a gigante de Redmond tornou essa atualização opcional disponível para download por meio do Catálogo de Atualizações.
O artigo da base de conhecimento é KB4577586 e a atualização é chamada de “Atualização para remoção do Adobe Flash Player” seguida pelo número da versão do sistema operacional para o qual o pacote é designado. Você pode ir para o Atualize o Catálogo aqui para baixar o pacote de atualização para sua versão preferida. Os pacotes estão disponíveis para todas as versões do Windows com suporte atualmente – incluindo versões LTSB – e as versões do Windows Server relacionadas.
Deve-se observar que o pacote atualmente pode ser baixado apenas por meio do Catálogo de Atualização para instalação manual. A firma de Redmond observou no anúncio no início deste ano que começará a lançar esta mesma atualização por meio de outros canais, como o Windows Update como uma atualização recomendada após o Flash Player atingir o fim do suporte em 31 de dezembro de 2020.
Além disso, os usuários que instalam o KB4577586 manualmente não têm a opção de desinstalar ou reverter a atualização e terão que executar uma instalação limpa do sistema operacional para poder reinstalar o Flash. A empresa também declarou que removerá todas as APIs, políticas de grupo e interfaces que são usadas para gerenciar Flash no próximo verão.
Curiosamente, o pessoal da BleepingComputer percebeu que a instalação da atualização não eliminou o Flash no Edge e no sistema operacional. A publicação entrou em contato com a Microsoft para solicitar esclarecimentos. Não está claro se a empresa lançará outro pacote de atualização manual antes de disponibilizá-lo a todos os usuários pelos canais usuais.