Novo processador da IBM de 2nn pode quadruplicar vida da bateria

Novo chipset para smartphones terá desempenho muito melhor gastando 75% menos bateria que os atuais de 5nn da Qualcom
Avatar de Redação
07/05/2021 às 10:55 | Atualizado há 3 anos
Novo processador da IBM de 2nn pode quadruplicar vida da bateria 1

Você deve ter visto os fabricantes de smartphones anunciarem o fato de que seus celulares possuem processadores de 5 nm, o que os torna mais potentes e eficientes. Os novos chips de 5 nm da Qualcomm, por exemplo, são mais poderosos do que qualquer coisa que vimos antes, então imagine o quão poderoso seria um chip de 2 nm. No entanto, o primeiro Chip de 2 nm não vem de um de seus fabricantes regulares de chips. Em vez disso, a IBM revelou o primeiro chip de 2 nm do mundo ontem, fornecendo uma prova de conceito para o resto da indústria. O chip da IBM não é algo que você verá nos telefones hoje, mas tem implicações para todo o setor.

De acordo com a IBM, o novo chip pode quadruplicar a vida útil da bateria de um smartphone e reduzir a pegada de carbono em data centers, reduzindo o número de processadores necessários neles. A IBM também afirma que pode acelerar “drasticamente” os laptops, permitindo um processamento mais rápido de aplicativos e “auxiliando na tradução de idiomas com mais facilidade”. Ele também pode melhorar a detecção de objetos em carros autônomos, ajudando-os a entender o que está ao seu redor com mais rapidez.

Os chips de 2 nm possuem transistores menores, o que significa que mais transistores podem ser colocados em um único chip. O que, por sua vez, significa que, dado o mesmo tamanho do chip geral, um chip de 2 nm terá mais transistores e, portanto, será mais rápido do que os outros. “Mais transistores em um chip também significa que os designers de processadores têm mais opções para infundir inovações no nível do núcleo para melhorar os recursos para cargas de trabalho de ponta, como IA e computação em nuvem, bem como novos caminhos para criptografia e segurança reforçada por hardware”, disse a empresa.

Isso também melhora a eficiência dos chips. “Ele foi projetado para atingir um desempenho 45% superior ou 75% menor consumo de energia do que os chips de nó de 7 nm mais avançados da atualidade”, afirma o post. De acordo com o AnandTech, o chip IBM pode embalar até 333 milhões de transistores por metro quadrado, o que é pouco menos do que o dobro dos 171 milhões que você encontra em chips de 5 nm feitos pelo Taiwan Semiconductor Company (TSMC) agora mesmo.

Como mencionado antes, o chip de 2 nm é apenas uma prova de conceito agora, então você não deve esperar isso em telefones e outros dispositivos tão cedo. A TSMC atualmente fabrica chips de 5 nm e disse que pretende começar com chips de 4 nm ainda este ano, enquanto os processadores de 3 nm devem entrar em produção no início do próximo ano. Portanto, os chips de 2 nm provavelmente chegarão em 2023, se não mais tarde.

Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ